Cena do filme Oppenheimer - Divulgação
Oppenheimer

Biógrafo de Oppenheimer aprova filme sobre o pai da bomba atômica: 'Atordoado e me recuperando'

Historiador Kai Bird, biógrafo de Oppenheimer, expressou sua sincera opinião sobre o filme de Christopher Nolan

Redação Publicado em 19/06/2023, às 11h10 - Atualizado em 22/06/2023, às 14h42

Com Cillian Murphy no papel principal, o filme 'Oppenheimer' já é uma das mais comentadas estreias do ano. Com direção de Christopher Nolan, o filme reproduz a saga do físico teórico americano J. Robert Oppenheimer, que entrou para a história como 'pai da bomba atômica'. 

O longa, que será lançado em julho, conta a história do "Físico americano, Robert Oppenheimer (Cillian Murphy) era um estudioso. A frente do Projeto Manhattan, que desenvolveu a bomba atômica, o cientista sabia do poder de destruição que estava criando. Apesar de sua mente brilhante prever o impacto, a história da humanidade nunca mais foi a mesma após a explosão nuclear, em Hiroshima, Japão, durante a Segunda Guerra Mundial", detalha a sinopse do filme.

Cillian Murphy como Oppenheimer no filme /Crédito: Divulgação

 

Aguardado por internautas, o filme já foi conferido por Kai Bird, historiador e escritor da biografia que inspirou o longa de Nolan: "American Prometheus: The Triumph and Tragedy of J. Robert Oppenheimer", lançada em 2005.

A aprovação 

Em entrevista ao Institute for Advanced Study, Bird não só aprovou o filme, como também se demonstrou impressionado com o resultado. Para a tristeza dos mais curiosos, o escritor não revelou detalhes sobre a produção.

Além de declarar que o filme é uma 'conquista artística', Kai Bird também espera que o filme estimule a conversa sobre os efeitos da 'era atômica', ou seja, o que Oppenheimer tentou discutir. 

"Estou, no momento, atordoado e me recuperando emocionalmente de tê-lo visto. Acho que será uma conquista artística impressionante e espero que realmente estimule uma conversa nacional e até global sobre as questões sobre as quais Oppenheimer estava desesperado para falar - sobre como viver na era atômica, como viver com a bomba e sobre o macarthismo – e sobre o que significa ser um patriota, e qual é o papel de um cientista em uma sociedade encharcada de tecnologia e ciência, para falar sobre questões públicas", explicou o escritor e historiador, como repercutido pelo Screen Rant.

Segunda Guerra bomba atômica filme invenção criação Christopher Nolan Oppenheimer

Leia também

Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental


Em um desafio, adolescente come chip de pimenta e morre nos EUA


Após show de Madonna, areia de Copacabana é vendida como item raro na internet


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Após ficar 10 horas desaparecida, idosa é resgatada em bueiro