Imagem revela o bloco postal - Divulgação/Correios
Brasil

Bloco Especial homenageia 90 anos do Cristo Redentor

Emissão faz parte das comemorações dos 90 anos da emblemática obra arquitetônica

Redação Publicado em 28/09/2021, às 10h55

Os Correios colocaram em circulação o “Bloco Postal Especial Homenagem ao Monumento do Cristo Redentor”. A emissão faz parte das comemorações dos 90 anos desta emblemática obra arquitetônica e artística brasileira, reconhecida internacionalmente e considerada uma das 7 maravilhas do mundo moderno.

Em 1921, foi retomada a ideia que já circulava no imaginário nacional desde o final do século XIX: a construção de uma estátua de Jesus Cristo sobre o Monte Corcovado, no Rio de Janeiro.

Divulgação/Correios

O engenheiro carioca Heitor da Silva Costa apresentou o projeto vencedor e conduziu o processo de construção do monumento, que contou com as participações do escultor francês Paul Landowski, especialista no estilo art decó, do engenheiro francês Albert Caquot, que realizou os cálculos estruturais, e de Pedro Fernandes Viana, como engenheiro fiscal.

A construção levou cinco anos, unindo a engenharia, a arquitetura, a escultura e o trabalho primoroso dos operários. A estátua de concreto armado foi revestida por um grande mosaico de pedra sabão, um material bonito, maleável, resistente ao calor, ao frio e à erosão. Em 12 de outubro de 1931, dia de Nossa Senhora Aparecida, a imagem de Jesus com o tronco ereto e de braços abertos, com o mundo aos seus pés, foi inaugurada.

Sobre os selos - Esta não é a primeira vez que a famosa estátua estampa selos postais. Por sua imponência e simbolismo, o monumento - um dos principais cartões postais brasileiros no exterior -, também inspirou outras emissões da filatelia nacional e, até mesmo, de outros países, entre eles o Japão e a França; além de peças lançadas em conjunto com nações amigas, como o Selo Síria Brasil, em 2010.

A arte do bloco filatélico é composta por 4 obras originais do artista brasileiro Oskar Metsavaht. O fundo é composto por uma fotografia em tons de cinza onde o Cristo Redentor, em primeiro plano, aparece sobre o Monumento Natural das Ilhas Cagarras, unidade de conservação localizada em frente à Praia de Ipanema, no Rio de Janeiro.

Os 3 selos sobrepostos ao fundo são obras icônicas do olhar do artista para o Cristo Redentor, revelando sua ‘pele’, formada por milhares de pequenos triângulos de pedra-sabão. As fotos foram impressas em preto com fundo prata para ressaltar os detalhes do monumento. Acima dos selos, há a assinatura comemorativa junto da logomarca oficial do Santuário Cristo Redentor. Além da fotografia, foi usada a técnica de computação gráfica.

As fotos que ilustram o bloco filatélico também compõem da recém-inaugurada exposição individual de Oskar Metsavaht “90 || 25 - Ícones e Arquétipos”, que fica aberta até o dia 5 de dezembro no Museu de Arte Contemporânea de Niterói/RJ, de terça a domingo, das 11h às 16h.

A apresentação dos selos fará parte ainda da exposição promovida pelo Santuário Cristo Redentor, iniciativa que integra a programação comemorativa dos 90 anos do monumento.

Com tiragem de 20 mil blocos, com valor de R$ 11,85 cada, os selos estão disponíveis para venda na loja virtual e, em breve, nas principais agências dos Correios.

Brasil Rio de Janeiro arte monumento arquitetura obra Correios Cristo Redento

Leia também

Imagens de Jim Parons e Mayim Bialik no final de ‘Young Sheldon’ são reveladas


Ian Gelder, ator de Game of Thrones, morre aos 74 anos


Referência ‘escondida’ de série lançada há 20 anos é encontrada em ‘Bebê Rena’


Roberto de Carvalho faz homenagem a Rita Lee um ano após morte da cantora


Importantes itens da Idade do Bronze são roubados de museu inglês


Príncipe Harry e rei Charles não se encontrarão em Londres