O escritor Olavo de Carvalho - Divulgação / Youtube/ Olavo de Carvalho
Brasil

Bolsonaristas propõem que Olavo seja incluído entre os 'Heróis da Pátria’

Documento homenageia personagens que serviram para o engrandecimento da nação, como Zumbi, Machado e Dumont

Fabio Previdelli Publicado em 03/02/2022, às 16h13

Na última terça-feira, 1°, deputados aliados a Bolsonaro apresentaram um Projeto de Lei para que o escritor Olavo de Carvalho, que morreu vítima da Covid-19 no último dia 24, tivesse seu nome inserido no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. 

O documento em questão é destinado a homenagear personalidades nacionais que, de alguma forma, serviram para o engrandecimento da nação. Entre os autores do PL estão nomes como Carla Zambelli, Luiz Phillipe de Orleans e Bragança e Daniel Silveira

Conforme aponta matéria do jornal O Globo, o Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria é preservado pelo Panteão da Pátria Tancredo Neves, que fica em Brasília, na Praça dos Três Poderes

A homenagem existe desde 7 de setembro de 1989. Até 2018 o livro, que possui um valor simbólico, tinha 31 nomes registrados — no ano em questão, outros 21 foram acrescentados. Personagens como Machado de Assis, Anita Garibaldi, Santos Dumont e Zumbi de Palmares estão eternizados no Livro. 

A justificativa dos parlamentares é que Olavo "era e continuará sendo saudado pela crítica como um dos mais originais e audaciosos pensadores brasileiros".

A obra de Olavo de Carvalho tem ainda uma vertente polêmica, onde, com eloquência contundente e temível senso de humor, ele põe a nu os falsos prestígios acadêmicos e as falácias do discurso intelectual vigente", diz um trecho da proposta.

"Professor de gerações de brasileiros, sua obra despertou o interesse pela liberdade e por valores conservadores. Atualmente são milhares de seguidores e milhões de admiradores de seus ensinamentos e suas posições pró-liberdade", completa.

Brasil História personagens notícias Política homenagem olavo de carvalho Projeto de Lei bolsonarista Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria

Leia também

Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada


Javier Milei, presidente da Argentina, clonou seus cachorros? Entenda!