Bolsonaro em agosto de 2020 - Getty Images
Brasil

Bolsonaro afirma que tomará 'medidas racionais' em relação a estrangeiros: 'Brasil e o mundo não aguentam um novo lockdown'

Declaração se deu após discussão sobre a variante sul-africana com a Anvisa e a Casa Civil

Paola Orlovas, sob supervisão de Isabela Barreiros Publicado em 27/11/2021, às 08h34

O presidente Jair Bolsonaro declarou na última sexta-feira, 26, após uma formatura militar no Rio de Janeiro, que está pensando em ‘medidas racionais’ para a entrada de estrangeiros no país em meio à B.1.1.529, variante da covid-19 identificada na África do Sul.

Na declaração, Bolsonaro explicou que tinha debatido o assunto com o presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres, e com o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira. A Anvisa pediu que houvesse restrições a voos vindos do continente africano. 

Deixando em aberto o que pensa que sejam "medidas racionais", o presidente também falou sobre a restrição da entrada de estrangeiros por meio da Argentina:

“Discutimos a Argentina: quem vier de carro da Argentina para cá, entra sem problemas. Quem vier de avião, faz quarentena de quatro dias”, disse.

Bolsonaro também se referiu ao Carnaval, se mostrando contra a realização do evento, mas deixando a decisão para os governadores e prefeitos.

 No entanto, o presidente descarta um lockdown em meio a B.1.1.529:

“Tudo pode acontecer, uma nova variante, um novo vírus. Mas o Brasil e o mundo não aguentam um novo lockdown, seria condenar todos à miséria, que leva à morte também. Temos que encarar a realidade sem se apavorar”, afirmou.
Brasil Argentina África do Sul pandemia carnaval Jair Bolsonaro coronavírus Estrangeiros covid-19 lockdown Anvisa Casa Civil

Leia também

A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada