Jair Bolsonaro e Michelle Bachelet - Reprodução
Brasil

Bolsonaro ataca Alberto Bachelet, general torturado e morto pela Ditadura Militar do Chile

O comentário se deu após Michelle Bachelet, comissária da ONU e filha de Alberto, alertar sobre “a redução do espaço cívico e democrático” no Brasil

Fabio Previdelli Publicado em 04/09/2019, às 17h00

Nesta quarta, 4, o presidente Jair Bolsonaro causou polêmica mais uma vez ao rebater o comentário feito pela alta comissária da ONU para direitos humanos e ex-presidente do Chile, Michelle Bachelet. Bolsonaro defendeu a tortura e morte de seu pai, Alberto Bachelet, que se opôs ao regime ditatorial que derrubou Salvador Allende.

A réplica se deu após uma declaração de Michelle durante uma coletiva em Genebra. “Nos últimos meses, observamos (no Brasil) uma redução do espaço cívico e democrático, caracterizado por ataques contra defensores dos direitos humanos, restrições impostas ao trabalho da sociedade civil”, disse ela.

A comissária da ONU também apontou um aumento de número de pessoas mortas por policias no Brasil, que afeta mais a negros e a moradores de favelas. Ela lamentou o “discurso público que legitima as execuções sumárias” e a persistência da impunidade. Outro ponto questionado pela ex-presidente chilena foi a política do governo que facilita o acesso a armas.

Reprodução da página do Facebook de Jair Bolsonaro / Crédito: Reprodução


Bolsonaro declarou em suas redes sociais que ela “segue a linha de Macron em se intrometer nos assuntos internos e na soberania brasileira, investe contra o Brasil na agenda de direitos humanos (de bandidos), atacando nossos valores policiais civis e militares”. A publicação ainda inclui uma foto de Bachelet, quando presidente do Chile, ao lado de Dilma Rousseff e Cristina Kirchner.

Ao sair do Palácio da Alvorada para cumprir uma agenda em Anápolis, o presidente voltou a criticá-la: “Senhora Michelle Bachelet, se não fosse o pessoal do Pinochet derrotar a esquerda em 1973, entre eles o teu pai, hoje o Chile seria uma Cuba. Eu acho que não preciso falar mais nada para ela. Quando tem gente que não tem o que fazer, vai lá para a cadeira de Direitos Humanos da ONU”.

"[Michelle Bachelet] está acusando que eu não estou punindo policiais, que estão matando muita gente no Brasil. Essa é acusação dela. Ela está defendendo direitos humanos de vagabundos", afirmou.

Alberto Bachelet / Crédito: Reprodução

 

Quem foi Alberto Bachelet e quais torturas ele sofreu?

Alberto Bachelet era general de brigada da Força Aérea Chilena. Foi preso e torturado em 1973, pelo regime do ditador chileno Augusto Pinochet. Um ano depois, ele morreu, aos 50 anos, vítima de um ataque cardíaco após ter sido submetido a sucessivas torturas físicas e psicológicas.

Em 2014, dois ex-militares que haviam sido colegas de Alberto dentro das Forças Armadas foram condenados por torturar e causar a morte do general.  Quando estava preso, Bachelet escreveu uma carta à sua família que dizia: “sempre pensei que o ser humano é a coisa mais maravilhosa desta criação e deve ser respeitado por isso, mas me encontrei com camaradas que conheço há 20 anos, meus alunos, que me trataram como um delinquente ou como um cachorro”.

Brasil Augusto Pinochet Chile Jair Bolsonaro Alberto Bachelet Michelle Bachelet Ditadura Militar chilena

Leia também

Homem realiza ataque com espada e fere cinco pessoas em Londres


Senna: Netflix divulga teaser e primeiras imagens de minissérie sobre o piloto


'Castelo do Harry Potter' na Ucrânia é destruído após bombardeio russo


Mulheres são infectadas com HIV após procedimento em spa nos EUA


EUA: Homem é preso por instalar câmera secreta em banheiros públicos


Tiranossauro rex pode não ter sido tão inteligente quanto pensávamos