Boneco de Vinícius Júnior sendo enforcado em ponte na Espanha - Reprodução e Getty Images
Futebol

Boneco de Vinícius Júnior sendo enforcado é pendurado em ponte na Espanha

Brasileiro voltou a sofrer ataques racistas antes de duelo contra o Atlético de Madrid, que acontece nesta quinta-feira, 26

Fabio Previdelli Publicado em 26/01/2023, às 12h06

Nesta quinta-feira, 26, Real Madrid e Atlético de Madrid duelam pelas quartas de final da Copa do Rei da Espanha. A clássica rivalidade, porém, ganhou mais um episódio a se lamentar fora das quatro linhas

Segundo repercutido pelo G1, um boneco vestido como o jogador brasileiro Vinícius Júnior foi pendurado pelo pescoço, como se estivesse sendo enforcado, em uma ponte na capital espanhola. 

Acima do boneco, além disso, havia uma faixa com os dizeres: “Madrid odeia o Real”, frase essa usada pela torcida organizada do clube. O Atlético publicou uma nota condenando o ato de racismo. A LaLiga também se manifestou em repúdio a ação:

Condenamos enérgicamente los actos de odio contra @vinijr. La intolerancia y la violencia no caben en el fútbol. Como en ocasiones anteriores, #LaLiga instará la investigación de los hechos en busca de la condena de los responsables, solicitando las sanciones penales más severas.

— LaLiga Corporativo (@LaLigaCorp) January 26, 2023

Baila Vini!

Esta, porém, não é a primeira vez que o brasileiro Vinícius Júnior é alvo de insultos racistas na Espanha. Em setembro do ano passado, um programa de televisão propagou falas preconceituosas contra o ponta do Real Madrid.

Tem que respeitar o adversário. E quando você marca um gol em seu adversário, se quiser sambar, vá para o Sambódromo, no Brasil. Aqui, o que você tem que fazer é respeitar seus companheiros de profissão e deixar de brincar de macaco. Tem que respeitar", disse o apresentador Pedro Bravo

A declaração foi dada durante o tradicional programa esportivo ‘El Chiringuito’, quando jornalistas debatiam se o fato de Vini comemorar seus gols dançando era uma forma provocar os rivais. 

Na ocasião, o Real Madrid se preparava para um partida também diante do Atlético de Madrid. O jogo foi realizado no Estádio Wanda Metropolitano, onde o brasileiro foi xingado de macaco pelos torcedores colchoneros. 

Após o ocorrido, Vinícius Júnior se manifestou em suas redes sociais. “Fui vítima de xenofobia e racismo numa só declaração, mas nada disso começou ontem".

 

Futebol racismo notícias Espanha enforcamento esportes Vinícius Júnior

Leia também

Quase 40 pessoas são mortas por homens armados na Nigéria


Em entrevista, papa Francisco diz que homossexualidade é ‘condição humana’


Novo estudo confirma teoria de Einstein sobre buracos negros


Bebê Rena: Martha da vida real também perseguiu político com e-mails


Após infecção de 30 mil pessoas, premier do Reino Unido pede desculpas


Vídeo publicado por Trump menciona 'Reich unificado' caso seja reeleito