Imagem ilustrativa - Imagem de Joshua Woroniecki por Pixabay
Turquia

Brasileiro é preso sob acusação de tráfico na Turquia após troca de malas

O brasileiro Ahmed Hasan, de 37 anos, deve comparecer ao tribunal em Istambul no dia 30 de novembro

Giovanna Gomes Publicado em 30/10/2023, às 07h35

Ahmed Hasan, um brasileiro de 37 anos de idade, está enfrentando uma situação angustiante na Turquia após ter deixado o Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Ele foi detido em Istambul sob a acusação de tráfico de drogas, uma vez que malas carregadas com entorpecentes estavam registradas em seu nome e no da esposa. Ele deve comparecer ao tribunal em 30 de novembro.

Hasan viajou para a Turquia em outubro de 2022, acompanhado por sua esposa, Malak, e seu filho. De lá, seguiram para a Líbia. Em uma entrevista concedida ao programa Fantástico, da TV Globo, Hasan relatou que, na época da partida, a passagem pelo controle de imigração ocorreu normalmente, sem que qualquer problema fosse constatado.

Entretanto, em maio deste ano, o brasileiro tomou a decisão de viajar sozinho de volta à Turquia e, ao chegar ao país, foi inesperadamente detido sob a acusação de tráfico de drogas. Ele descreveu sua reação como de "choque" ao descobrir a razão por trás de sua prisão, revelada por uma advogada turca. Foi um golpe surpreendente para ele, ao saber que estava sendo acusado de tráfico internacional de drogas.

Segundo o portal UOL, as autoridades divulgaram imagens da apreensão de duas malas contendo 43 kg de cocaína, ambas registradas em nome de Malak.

De acordo com o delegado Felipe Lavareda, da Polícia Federal, as malas com a droga foram despachadas de Guarulhos para a Turquia em 26 de outubro de 2022, alguns dias após a partida de Hasan. Intrigantemente, alguém removeu a etiqueta das malas, mas em vez de utilizá-la imediatamente, a pessoa a guardou.

Movimentação em ônibus

Investigadores da Polícia Federal suspeitam da movimentação de um ônibus de transporte de passageiros no aeroporto, uma vez que esse veículo parte do local e só retorna à noite, conforme evidenciado em uma gravação divulgada pela emissora. Às 21h40, o ônibus se dirige a um galpão em companhia de outro veículo, em uma área sem câmeras de segurança.

Pouco tempo depois, uma pequena carreta, responsável pelo transporte de cargas para as aeronaves, teria levado a cocaína do ônibus para o avião, seguindo na direção do galpão. A polícia alega que se trata do mesmo veículo que foi visto próximo ao avião da Turkish Airlines, que a família de Ahmed utilizou em outubro do ano anterior.

Drogas Turquia notícias tráfico Istambul guarulhos preso malas

Leia também

Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental


Em um desafio, adolescente come chip de pimenta e morre nos EUA


Após show de Madonna, areia de Copacabana é vendida como item raro na internet


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Após ficar 10 horas desaparecida, idosa é resgatada em bueiro