O rei Charles III, que será coroado neste sábado, 6 - Getty Images
Charles III

Britânica critica coroação do rei Charles III: 'Desfile no meio de uma crise financeira'

Após assumir o trono, filho da rainha Elizabeth II será coroado neste sábado, 6

Redação Publicado em 04/05/2023, às 11h37

O rei Charles III e a rainha Camilla serão coroados na Abadia de Westminster, em Londres, no próximo sábado, 6, em uma antiga cerimônia marcada pela tradição e pompa. No entanto, se engana quem imagina que todos os britânicos estão felizes com o episódio. 

Em entrevista à BBC, uma parteira chamada Oli criticou o evento, que envolve o gasto de dinheiro público, um fator que desaponta muitos. "Acho que é um grande desperdício de dinheiro público", explicou ela, que tem 51 anos e vive em Stroud, Inglaterra. Ela trabalha como parteira no NHS, sistema público de saúde do Reino Unido. 

O rei Charles III /Crédito: Getty Images

 

A família real tem sua própria riqueza pessoal, no entanto, nós, os contribuintes, estamos tendo que financiar este desfile no meio de uma crise financeira", continua ela. 

Oli também critica a família real, descrita por ela como um pequeno grupo de elite que prospera enquanto o resto do mundo 'luta para sobreviver'. "Você tem esse pequeno grupo de elite no topo de nossa sociedade que está prosperando enquanto todo mundo está lutando para sobreviver e colocar comida na mesa", explicou. 

Despesas

Ela também explicou que não assistirá à cerimônia, afinal, estará no hospital, auxiliando em partos. Ainda não existe um dado exato que determine quanto custou a cerimônia de luxo.

De acordo com o site da revista Valor, a imprensa britânica aponta, em previsões, que serão necessários, ao menos, 100 milhões de libras (R$ 625 milhões) para cobrir os valores. No entanto, se trata apenas de uma previsão. 

Rei monarquia coroação tradição cerimônia Palácio evento dinheiro público gastos charles iii

Leia também

Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental


Em um desafio, adolescente come chip de pimenta e morre nos EUA


Após show de Madonna, areia de Copacabana é vendida como item raro na internet


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Após ficar 10 horas desaparecida, idosa é resgatada em bueiro