Cadela Case, que está ajudando em missões de resgate e identificação na Turquia - Divulgação / Corpo de Bombeiros do Espírito Santo
Terremoto

Cadela brasileira ajudou a localizar 4 vítimas de terremoto na Turquia

A cadela Case tem ajudado as equipes de bombeiros do Espírito Santo que foram auxiliar nas buscas na Turquia

Eduardo Lima, sob supervisão de Ingredi Brunato Publicado em 14/02/2023, às 13h49

Case, uma pastora-alemã brasileira de 7 anos, viajou à Turquia junto de seis militares do Brasil que estão ajudando nas buscas por desaparecidos nos escombros do terremoto que assolou o país euro-asiático e seu vizinho, a Síria.

A cadela chegou em solo turco na última sexta-feira, 10, e trabalhou com membros do Corpo de Bombeiros do Espírito Santo. Segundo o UOL, Case ajudou a localizar quatro pontos com vítimas de desabamentos na Turquia até a manhã de hoje, 14.

Um dos principais pontos de busca em que Case atuou foi um prédio de 9 andares que desabou com o terremoto de magnitude 7.8 que atingiu o país na segunda-feira, 6. 

Não se sabe se, nos pontos em que a cadela ajudou a encontrar vítimas da tragédia, esses estavam vivos ou mortos. 

Cadela Case

A cadela Case foi certificada para buscar sobreviventes em deslizamentos em 2016 e, desde então, ela tem auxiliado o Corpo de Bombeiros em sua tarefa de localizar vítimas de desastres naturais. Case já esteve na ativa em Petrópolis (RJ) e Recife (PE).

Em Recife, capital do estado de Pernambuco, Case encontrou a última vítima causada pelas chuvas de junho de 2022. A tragédia deixou 128 mortos.

Terremoto na Turquia

O terremoto que assolou Turquia e Síria foi devastador para os países. Já se contam mais de 30 mil pessoas entre os mortos, mesmo que alguns ainda estejam sendo resgatados dos escombros, o que é impressionante visto que eles estão debaixo da terra há quase 200 horas.

O terremoto de magnitude 7,8  durou só um minuto e meio, mas conseguiu destruir boa parte da região central dos países. Os esforços de resgate de pessoas soterradas continuam em ambos os países.

Brasil Síria Turquia terremoto cadela cachorro

Leia também

Eslováquia: Idoso acusado de tentar matar primeiro-ministro tem primeira audiência


Estudante de SP registra foto de galáxia a 14 milhões de anos-luz da Terra


Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Quartel da Guerra Revolucionária queimado por britânicos é encontrado nos EUA