Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Turquia

Mãe turca está há 3 dias sem falar após perder filho de vista no terremoto

A mulher chora há 3 dias pelo filho que ficou para trás no terremoto que arrebatou o país

Eduardo Lima, sob supervisão de Wallacy Ferrari Publicado em 09/02/2023, às 16h29

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Destruição causada pelo terremoto que atingiu Turquia e Síria, registrada no dia 7 de fevereiro - Burak Kara / Getty
Destruição causada pelo terremoto que atingiu Turquia e Síria, registrada no dia 7 de fevereiro - Burak Kara / Getty

Uma mãe turca espera há 3 dias o resgate de seu filho dos escombros do terremoto que atingiu a Turquia e a Síria na madrugada de segunda, 6. O filho, Adnan Korkut, é um estudante de 17 anos. A família vivia toda junta em um prédio de quatro andares que desabou.

A família Korkut morava na região central de Gaziantepe, uma cidade próxima ao epicentro do terremoto. Em reportagem da Folha de S. Paulo, o correspondente Ivan Finotti conversou com Nejat Ozkok, primo do estudante desaparecido.

De acordo com Nejat, ele tem dormido numa praça pequena de frente ao prédio esperando, ao lado de familiares, o resgate de Adnan. O primo contou a tragédia que assolou a família ao jornalista:

Minha tia conseguiu correr na hora do desastre. Meu primo ficou para trás."

Sem palavras

Quando questionado se a mãe de Adnan poderia falar com a reportagem, o jovem primo explicou a reação de sua tia, que luta com a culpa do sobrevivente:

Ela não fala há três dias. Apenas chora."

O jovem está desaparecidodebaixo dos escombros há quase três dias, e quanto mais próximo ele chega dessa marca, mais improvável é de que os bombeiros o encontrem com vida.

60 outras pessoas, além da família de Adnan, estão esperando em frente aos escombros do prédio vivendo uma situação similar, esperando o resgate de queridos. Desde que começaram as operações para resgatar os desaparecidos, 12 pessoas foram retiradas vivas dos destroços do edifício, junto de cinco corpos.

A tragédia que assolou a Turquia e a Síria se intensifica a cada dia. O terremoto de magnitude 7,8  durou só um minuto e meio, mas conseguiu destruir boa parte da região central dos países. Mais tremores menores vêm acontecendo nos últimos dias, réplicas do gigante de segunda-feira. As mortes já passam de mais de 20 mil.