Coroa repousa sobre caixão da rainha Elizabeth - Getty Images
Elizabeth II

Caixão de Elizabeth II pesa 250 quilos e é confeccionado com chumbo

A peça foi feita há mais de 30 anos e tem constituição rígida por motivo específico

Redação Publicado em 15/09/2022, às 13h50

As cerimônias funerárias da rainha Elizabeth II, que faleceu no último dia 8, aos 96 anos, se estendem pelo Reino Unido; primeiramente, passou pela Escócia, seguindo para o castelo de Westminster, na Inglaterra, em uma coreografia fielmente ensaiada por sua guarda real para promover o máximo de segurança e respeito na despedida final da monarca.

Um dos fatores que mais chamaram atenção da imprensa britânica foi o caixão da rainha, sempre levado com muito esforço pelos soldados, retratando bastante peso dentro da caixa que carrega o corpo da antiga líder da Família Real Britânica. Entretanto, se engana quem acredita que se trata de um caixão convencional.

O caixão que abriga os restos mortais de Elizabeth II é feito sob medida com carvalho inglês e inteiramente forrado de chumbo. Dada a confecção, o objeto pode pesar de 250 quilos pela escolha dos materiais, sendo o mesmo usados em outros sepultamentos da realeza. A peça foi fabricada há mais de 30 anos, como informou o jornal britânico The Times.

Prezando conservação

O chumbo, isolado com solda, permite que o bloqueio completo da entrada de ar e bactéricas. Com o fechamento hermético, a decomposição do corpo desacelera com o impedimento da movimentação de partículas, mantendo o corpo íntegro durante todo o longo funeral, previsto para encerrar dez dias após o óbito.

Reino Unido morte caixão funeral Elizabeth II Família Real britânica

Leia também

Mulher que morava em placa de supermercado é descoberta por funcionários nos EUA


Imagens do Google Maps ajudaram solucionar caso de idosa desaparecida na Bélgica


Alabama marca execução com gás nitrogênio de condenado que sobreviveu à execução


Após 2.300 anos, banheiro de Alexandre, o Grande, é descoberto na Grécia


Como a falha do campo magnético da Terra pode ter impulsionado a evolução da vida


Veja o que jornal britânico revelou sobre o quadro de saúde de Kate Middleton