Imagem do caminhão e dos peixes após o acidente - Divulgação/Oregon Department of Fish and Wildlife
Mundo

Caminhão capota em estrada dos EUA e 77 mil salmões sobrevivem: 'Milagre'

Um caminhão que transportava inúmeros salmões sofreu um acidente nos Estados Unidos, mas 77 mil peixes sobreviveram

Redação Publicado em 10/04/2024, às 17h47

Moradores do estado americano do Oregon acreditam ter presenciado um “milagre”, quando um caminhão-tanque que transportava dezenas de milhares de salmões sofreu um acidente na região, mas 77 mil espécimes sobreviveram. O veículo levava os peixes de rios da região para locais mais próximos do oceano Pacífico. 

“Aproximadamente 77 mil salmões ainda jovens conseguiram chegar ao rio, praticamente um milagre”, disse o Departamento de Peixes e Vida Selvagem do Oregon em um comunicado divulgado nesta terça-feira, 9. O caminhão-tanque em questão passava por uma área montanhosa quando “rolou sobre si mesmo” em “uma curva acentuada”.

Conforme repercutido pelo UOL, o motorista não apresentou ferimentos graves. O mesmo não pode ser dito de todos os salmões, 25 mil deles morreram no trajeto ou na rodovia.

O salmão do tipo Chinook, envolvido no acidente, está ameaçado em razão da seca que atingiu a região oeste dos Estados Unidos nos últimos anos. A redução de números da espécie resultou na proibição da pesca de salmão na Califórnia, e na maioria do Oregon, no ano passado, uma medida que deve ser prorrogada até o fim deste ano. 

Ainda em seu comunicado, as autoridades locais garantiram que o acidente “não deve ter nenhum impacto sobre nossa capacidade de coletar futuros reprodutores ou manter metas de produção total no futuro”.

Transporte

Os salmões são peixes migratórios, o que significa que, neste caso, eles nadam até o Pacífico quando adultos, onde ficam por vários anos, e retornam aos seus rios de origem para se reproduzir e morrer. 

Contudo, este ciclo foi interrompido pela seca que atingiu o país na última década, que secou os rios ou os tornou muito quentes. Para contornar essa situação, autoridades locais criam alevinos em tanques e os levam até rios próximos ao Pacífico quando estão maduros o suficiente para migrar para o oceano.

O Estado Federal norte-americano e o Estado de Oregon, por exemplo, criam salmões até a maturidade e os transportam até o rio Inmaha, facilitando a rota de migração para o Pacífico e permitindo que a prática de pesca esportiva se mantenha viva.

Estados Unidos acidente milagre Salmão Peixes Oregon Caminhão

Leia também

Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental


Em um desafio, adolescente come chip de pimenta e morre nos EUA


Após show de Madonna, areia de Copacabana é vendida como item raro na internet


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Após ficar 10 horas desaparecida, idosa é resgatada em bueiro