Caminhão achado com dezenas de imigrantes mortos no Texas, Estados Unidos - Divulgação/ TV Globo
Imigrantes

Caminhão com 46 imigrantes mortos é achado no estado do Texas

O veículo partiu do México e trazia mais de 60 pessoas de diferentes nações para os EUA

Redação Publicado em 28/06/2022, às 07h40

A polícia do Texas, Estados Unidos, está investigando a origem de um caminhão achado no estado contendo mais de 60 viajantes ilegais, com 46 imigrantes mortos que não tinham nenhuma documentação legal para entrada em solo americano.

O caso deixou o estado espantado na noite de segunda-feira, 27, quando surgiram os primeiros registros da mídia local da cidade de San Antonio, a cerca de 250 quilômetros da fronteira com o México.

Segundo a BandNews, um homem que transitava pelo local onde o caminhão parou ouviu alguns gritos e chamados por ajuda e com isso, antes mesmo de ir verificar do que se tratava, ligou rapidamente para a polícia.

Na chegada, as autoridades afirmam que 16 pessoas foram resgatadas com vida e levadas para hospitais da região. Todas apresentavam sinais fortes de desidratação e fome, contando com 4 crianças em estado grave.

Mesmo passado pouco tempo desde do começo dos estudos para entender como as fatalidades ocorreram, o caso já é visto como um das mais letais de imigração clandestina aos Estados Unidos. 

Poucas identificações e motivos para as mortes

A polícia mexicana foi chamada para ajudar nas investigações, visto que os sobreviventes alegaram estarem em um translado partindo do país para a nação de língua inglesa. Até o momento, eles conseguiram descobrir que duas das vítimas pertenciam à Guatemala.

Com a chegada do verão, os Estados Unidos atravessam picos de calor muito graves para o bem-estar e pele de seus cidadãos, com o Texas atingindo temperaturas de até 46 °C e sensação térmica de mais de 50 °C. Por tal, a principal suspeita é que as vítimas não tenham resistido ao calor. 

Uma investigação paralela tenta encontrar sinais se houve algum tipo de alerta para o problema ambiental ou se foram impedidos de deixar o caminhão e pedir socorro. Até o momento, 3 pessoas foram presas no local, mas ainda não se sabe os motivos e envolvimento delas com a fatalidade, segundo o g1.

Estados Unidos México Guatemala morte notícias imigração imigrantes calor ilegal Caminhão verão desidratação

Leia também

A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada