Fotografia aérea de Bangkok, capital da Tailândia - Foto por Vyacheslav Argenberg pelo Wikimedia Commons
Mundo

Capital da Tailândia emite alerta de poluição e pede que população fique em casa

Nesta quinta-feira, 15, autoridades de Bangkok, capital da Tailândia, pediram a empresas e à sua população que as pessoas trabalhem de casa para evitar contato com alta poluição

Éric Moreira Publicado em 15/02/2024, às 13h02

Nesta quinta-feira, 15, autoridades de Bangkok, capital da Tailândia, pediram à sua população que trabalhassem de casa para evitar a grande onda de poluição atmosférica que cobre a cidade.

Além dos próprios civis, também foi pedida a cooperação das empresas a fim de evitar que os trabalhadores da cidade — que possui 11 milhões de habitantes, segundo o UOL — se exponham à onda de poluição, que deve durar até sexta-feira na região.

+ Estudo descobre que poluição do ar está mudando o aroma das flores

Conforme divulgado pelo site IQAir, que monitora a qualidade do ar, Bangkok está entre as 10 cidades mais poluídas do mundo na manhã de hoje, com níveis de partículas danosas à saúde 15 vezes superiores ao máximo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Gostaria de solicitar a cooperação da rede AMB (Administração Metropolitana de Bangkok) de cerca de 151 empresas e organizações, tanto governamentais como privadas", pediu em comunicado o governador de Bangkok, Chadchart Sittipunt, na noite da última quarta-feira, 14, além de que a população trabalhe de casa na quinta e sexta-feira.

Poluição na Tailândia

Chadchart Sittipunt também afirma que em pelo menos 20 dos 50 distritos de Bangkok as partículas PM2,5 — que são tão pequenas que podem até mesmo entrar na corrente sanguínea, sendo assim extremamente perigosas e nocivas à saúde — estarão presentes no ar em níveis prejudiciais.

+ Estudo de Harvard indica que poluição do ar está associada a risco alto de demência

Embora a situação seja extremamente preocupante, já é comum que a qualidade do ar da Tailândia piore nos primeiros meses do ano, por conta da fumaça derivada da queima dos resíduos das colheitas no país. Além disso, as emissões industriais e veiculares também colaboram. As cidades de Bangkok e Chiang Mai, ao norte, estão entre as mais poluídas do mundo por vários dias do ano, geralmente.

Mundo notícias poluição Tailândia alerta Bangkok

Leia também

Ucrânia: Zelensky pretende convocar presidiários para guerra contra a Rússia


Eslováquia: Idoso acusado de tentar matar primeiro-ministro tem primeira audiência


Estudante de SP registra foto de galáxia a 14 milhões de anos-luz da Terra


Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história