Imagens submersas do SS Cotopaxi - Divulgação Science Channel
Estados Unidos

Cargueiro que desapareceu há quase 100 anos no triângulo dos Bermudas é, finalmente, encontrado

Em 29 de dezembro de 1925, o SS Cotopaxi partiu dos Estados Unidos com destino à Havana, em Cuba. Desde então, ele nunca mais seria localizado

Fabio Previdelli Publicado em 29/01/2020, às 08h00

Uma equipe de especialistas localizou os destroços de um navio mercante que desapareceu no triângulo das Bermudas há 95 anos. Trata-se do SS Cotopaxi, que, em 29 de novembro de 1925, partiu de Charleston, nos Estados Unidos, com destino à Havana, em Cuba.

Em 1º de dezembro daquele ano, o cargueiro — que transportava 32 passageiros e uma carga bruta de 2.351 toneladas de carvão — desapareceu e desde então não foi recuperado. Agora, no entanto, um grupo de exploradores subaquáticos e arqueólogos marítimos localizou os destroços a cerca de 35 milhas náuticas, ou 65 quilômetros, da costa de Santo Agostinho, na Flórida.

Imagens submersas do SS Cotopaxi / Crédito: Divulgação Science Channel 

 

Mais detalhes sobre o achado serão exibidos no primeiro episódio de Shipwreck Secrets, uma nova série do Science Channel que estreará em fevereiro, nos Estados Unidos. Em declaração, a emissora explicou que o biólogo marinho e explorador subaquático Michael Barnette entrou em contato com o historiador britânico Guy Walters para ajudar a encontrar o navio misterioso.

"Walters vasculhou os registros dos navios nos arquivos da Lloyd's of London, que eram os corretores de seguros da SS Cotopaxi", explicou o Science Channel. “Lá ele descobriu algo anteriormente desconhecido sobre a viagem da SS Cotopaxi. O navio enviou sinais de socorro sem fio com uma posição em 1º de dezembro de 1925 — dois dias depois de deixar Charleston”.

Nas coordenadas emitidas pelo SS Cotopaxi, foi encontrado um naufrágio há 35 anos — que ficou conhecido como Bear Wreck. Munidos com essas informações e trabalhando com o mergulhador Al Perkins, e com especialistas do Farol de Santo Agostinho e do Museu Marítimo, os pesquisadores perceberam que o Bear Wreck é na verdade o Cotopaxi.

Imagens submersas do SS Cotopaxi / Crédito: Divulgação Science Channel 


“Depois de discutir e avaliar todas as evidências disponíveis, a equipe sentiu-se confiante de afirmar que o Bear Wreck é realmente o ponto de descanso final do Cotopaxi perdido", explicou o Science Channel em seu comunicado.

Essas informações também foram compartilhadas com Douglas Myers, neto do capitão do Cotopaxi, William J. Myers. “Myers concordou que a equipe finalmente localizou o navio de seu avô depois de desaparecer por quase 100 anos”, concluiu o Science Channel.

Estados Unidos Cuba Naufrágio Flórida Triângulo das Bermudas costa de Santo Agostinho cargueiro SS Cotopaxi

Leia também

A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada