Cartaz Bingo para garimpeiros - Divulgação/G1
Bingo em Garimpo

Cartaz de bingo em garimpos anuncia 'uma mulher' como prêmio

Cartaz compartilhado em grupo de mensagens tem mulher e ouro equivalente a R$ 14,4 mil como prêmio

Redação Publicado em 24/05/2022, às 18h59

O cartaz de um bingo destinado a garimpeiros, cujo um dos prêmios seria uma mulher, foi divulgado em um grupo de mensagens, na última segunda-feira, 23.

O grupo nomeado "Amigos do Rio Uraricoera", uma referência à principal via fluvial usada pelos garimpeiros para chegar aos acampamentos dentro da Terra Indígena Yanomami.

O ícone de perfil do grupo, é o símbolo Monumento ao Garimpeiro  — ponto turístico na praça do Centro Cívico, em frente ao Palácio do Governo, em Boa Vista  — logomarca do "Movimento Garimpo é Legal". 

O cartaz tem como objetivo a divulgação de um bingo para garimpeiros e foi enviado por uma mulher identificada como Nayara. O número é de DDD 95, Roraima. As informações são do G1. 

O prêmio principal do nomeado “Bingo da Nayara” é de 50 gramas de ouro, o equivalente a cerca de R$ 14,4 mil   — segundo a cotação do Banco Central  — para quem completar a tabela. No cartaz estava escrito: 

Na quina uma mulher, na quadra um relógio masculino"

Marcado para o próximo sábado, 28, no chamado "Cabaré do Taituba", o evento também tem show ao vivo, conforme anunciado no cartaz. 

A estrutura dos garimpos

Os garimpos podem ser comparados a ‘minicidades’ nas florestas. Possuem prostíbulos, boates, festa de carnaval, serviço de Wi-fi, restaurantes e até mesmo consultórios odontológicos, segundo descobertas de operações da Polícia Federal

Comuns nas 'minicidades', outro bingo teve cartaz apreendido em operação da Polícia Federal e divulgava prêmios como revólveres e dois litros de whisky. O evento cobrava 1,5 grama de ouro por duas cartelas.

CaptionDivulgação/Polícia Federal

 

Os garimpos em Roraima, estão especialmente nas terras indígenas Yanomami e Raposa Serra do Sol, embora o estado possua diversos espalhados pelo seu território. A atividade do garimpo é ilegal e provoca desmatamento, poluição dos rios e conflitos. Além de impactar diretamente a saúde da população que vive nas comunidades.

garimpo Cabaré Roraima Yanomami bingo Amigos do Rio Uraricoera Movimento Garimpo é Legal

Leia também

A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada