A tenista Peng Shuai em ação - Getty Images
Esportes

Caso Peng Shuai : Tenista diz estar “em choque” com o desaparecimento da colega

“A censura nunca é OK a qualquer custo, espero que Peng Shuai e sua família estejam”, declarou Naomi Osaka

Fabio Previdelli Publicado em 20/11/2021, às 09h41

Após a Associação de Tênis Feminino (WTA, na sigla em inglês) cobrar explicações sobre o desaparecimento da tenista chinesa Peng Shuai , ex-nº 1 no ranking de duplas, conforme noticiou mais cedo a equipe do site do Aventuras na História, agora foi a vez da tenista Naomi Osaka se pronunciar sobre o caso, do qual diz tê-la deixado em choque. 

Fui informada recentemente que uma amiga tenista desapareceu pouco depois de revelar que sofreu abuso sexual. A censura nunca é OK a qualquer custo, espero que Peng Shuai e sua família estejam bem. Estou em choque com a situação atual e estou enviando amor e luz para ela. #ondeestáShuaiPeng”, tuitou. 

No começo de novembro, Peng Shuai revelou na rede social Weibo, a principal plataforma do país, que sofreu abuso sexual de Zhang Gaoli, ex-vice-primeiro-ministro do país. Desde então, a esportista está desaparecida.

O francês Le Monde, primeiro jornal a noticiar o desaparecimento de Peng Shuai, levantou a hipótese da tenista ter fugido para os Estados Unidos. Mas a possibilidade não foi confirmada. 

Isso fez com que a Organização das Nações Unidas, ONU, na última sexta-feira, 19, emitisse um pedido para a China solicitando a liberação de provas de que a tenista Peng Shuai esteja viva.

"Seria importante ter provas do local onde ela está e saber se ela está bem. Pedimos a abertura de uma investigação transparente sobre alegações de agressão sexual", disse Liz Throssell, porta-voz do Alto Comissariado dos Direitos Humanos em Genebra, durante entrevista coletiva.

China esporte abuso sexual notícias denúncia desaparecimento Tenista Peng Shuai

Leia também

Javier Milei, presidente da Argentina, clonou seus cachorros? Entenda!


Novo estudo aponta "primeiro animal antigo hospedeiro da lepra"


Pedaço de raro pigmento púrpura é descoberto na Inglaterra


Após 115 anos, navio que desapareceu com 14 tripulantes é identificado nos EUA


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada