Secretário-executivo Rodrigo Cruz em entrevista coletiva (2021) - Divulgação / Youtube (Poder 360)
Brasil

'Cedo para afirmar': Ministério da Saúde fala sobre dados perdidos

Após o ataque de hackers, o Ministério da Saúde tentou esclarecer dúvidas sobre o resgate dos materiais

Pedro Paulo Furlan, sob supervisão de Penélope Coelho Publicado em 11/12/2021, às 10h43

Na madrugada da última sexta-feira, 10, o site do Ministério da Saúde e o aplicativo ConectaSUS, que apresenta o certificado brasileiro de vacinação contra Covid-19, foram vítimas de ataques de hackers e tirados do ar por um tempo. Junto a isto, todos os dados armazenados nas plataformas e disponíveis para a população não são mais acessíveis.

Em relação a este acontecimento, muitas pessoas expressaram suas preocupações e queixaram-se da resposta do Ministério sobre se os dados estão seguros.

Em uma entrevista coletiva, durante a tarde de sexta-feira, o secretário-executivo do órgão público Rodrigo Cruz esclareceu um pouco a situação do site e aplicativo. As informações são do portal UOL.

“A gente está finalizando as investigações. Tanto o Ministério quanto a empresa que hospeda esses dados tem uma política de backup. Ao importar esse backup, eventualmente algum dado pode se corromper nesse processo, mas é muito cedo para a gente afirmar categoricamente”, afirmou.

Na noite do dia 10, também, o site do Escola Virtual, programa conectado ao Ministério da Economia, foi hackeado por, supostamente, o mesmo grupo que orquestrou o ataque ao ConectaSUS. Os responsáveis, que se chamam de LapSUS$, expressaram-se na página de entrada, xingando a família Bolsonaro e exigindo dinheiro pelo resgate dos dados.

“Olá. Nós voltamos, porém, com mais notícias (e com mais poderio). Vamos explicar algumas coisas: o nosso único objetivo é obter dinheiro, não ligamos para a família Bolsonaro (vulgo Bolsofakenews) de merd*. Seguindo a filosofia da Lapsus, um emaranhado de servidores foram enviados para nosso cemitério de 'dados mortos’. A solução ágil é o pagamento do resgate", dizia o comunicado. 
Bolsonaro Ministério da Saúde hacker ConectaSUS Rodrigo Cruz

Leia também

Javier Milei, presidente da Argentina, clonou seus cachorros? Entenda!


Novo estudo aponta "primeiro animal antigo hospedeiro da lepra"


Pedaço de raro pigmento púrpura é descoberto na Inglaterra


Após 115 anos, navio que desapareceu com 14 tripulantes é identificado nos EUA


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada