Cineasta Roman Polanski - Wikimedia Commons
Entretenimento

Cineasta Roman Polanski perde processo contra a Academia de Cinema de Hollywood

Responsável pela organização do Oscar, a instituição expulsou o diretor francês por conta do abuso sexual cometido contra uma garota de 13 anos na década de 70

Caio Tortamano Publicado em 26/08/2020, às 14h51

De acordo com o portal de notícias Variety, o cineasta Roman Polanski teve seu pedido de reintegração a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood negado, depois de ter sido expulso da organização em 2018. A Academia é responsável por organizar e selecionar indicados e vencedores da premiação anual do Oscar.

Polanski processou a instituição em 2019, afirmando não ter sido avisado previamente desse desligamento, além de não ter passado por nenhum processo justo para que a medida fosse tomada. A decisão ocorreu anos depois de ele ter sido comprovadamente culpado pelo estupro de uma garota de 13 anos na década de 1970.

Fuga

Por esse mesmo motivo, o diretor de cinema fugiu para a Europa em 1978, tendo assim, se tornado um fugitivo da lei estadunidense, não pisando no país desde então. Além do diretor de cinema, outras figuras ilustres que também foram acusadas e culpadas por assédios sexuais acabaram sendo expulsas da Academia, como o humorista Bill Cosby e o produtor Harvey Weinstein.

O advogado do francês, Harland Braun, afirmou que o cineasta não irá recorrer por “não significar nada para ele”, e que o pedido teria sido feito unicamente para apontar que o julgamento foi realizado de maneira injusta, de acordo com a defesa de Roman Polanski. A juíza que recebeu e acatou a petição do diretor, Mary H. Strobel, afirmou que “A decisão do Conselho da Academia foi apoiada em evidências, não foi arbitrária ou excêntrica”.

abuso sexual Roman Polanski Hollywood Oscar Pedido academia

Leia também

A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada