Imagem de raio-x em que o cisto é visualizado - Reprodução/Radiology
Cisto

Com 'saco de bolinhas': Cisto de 15 centímetros é retirado da cabeça de mulher

O cisto retirado da cabeça da mulher contava com esferas de gordura; caso ocorreu na Inglaterra

Redação Publicado em 26/07/2023, às 15h47 - Atualizado às 16h56

Na Inglaterra, uma mulher indiana de 52 anos teve um cisto de 15 centímetrosretirado por especialistas de sua cabeça. No procedimento cirúrgico, o cisto apresentava ainda cabelos e algumas esferas de gordura que se assemelhavam a um "saco de bolinhas de gude". 

A mulher vive em Bangalore, no sul da Índia, e relatou que nunca tentou retirar o cisto anteriormente. Além disso, aos médicos, a indiana comentou que ele cresceu lentamente desde sua infância

Conforme repercutiu o portal de notícias do UOL, exames realizados indicam que o cisto retirado apresentava 15 cm de comprimento, 10 cm de largura e 12 cm de altura. Especialistas ainda informaram que os tecidos que estavam dentro do cisto da cabeça da mulher eram de "tamanhos variados".  

A cirurgia foi realizada no ano passado, e somente nesta semana o caso tornou-se público. Vale destacar também que o primeiro artigo sobre o caso foi publicado no último mês de maio pela revista especializada Radiology. 

O cisto 

Após o procedimento cirúrgico, um exame microscópico do tecido confirmou que se tratava de um cisto dermoide, conhecido clinicamente como um teratoma cístico maduro.

Segundo apurou o jornal Daily Mail junto ao Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido, esse tipo de cisto não é cancerígeno, e se desenvolvem a partir de células embrionárias. Esses cistos podem apresentar cabelo, fluido, dentes ou glândulas da pele. 

Inglaterra cirurgia Cabelo cisto

Leia também

França: ex-ministro é indiciado por tentativa de estupro


Estaleiro onde Titanic foi construído poderá ser fechado após mais de 160 anos


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental