Incêndio atinge a cidade de Mugla, na Turquia - Getty Images
Europa

Com temperaturas extremas, Grécia e Turquia são atingidas por incêndios florestais

Os termômetros do sul da Europa estão registrando temperaturas recordes, principalmente nos dois países, que chegaram a 47ºC

Isabela Barreiros, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 05/08/2021, às 13h39

Na madrugada da última quarta-feira, 4, regiões da Turquia e Grécia começaram a sofrer com incêndios florestais causados pelas temperaturas extremamente altas registradas nos dois países. O recorde foi de 47,1°C nesta semana, como relatou a revista Veja.

Autoridades de ambas as nações alertaram as populações para o intenso fogo que está se alastrando pelas cidades. Com os incêndios, vêm também a má qualidade do ar e fuligem, o que fez com que os políticos pedissem que os moradores de Atenas fechassem as janelas de suas casas.

Ainda na Grécia, locais turísticos como a Acrópole tiveram que ser fechados até o fim desta semana. A orientação é permanecer em local fechado, visto que, apenas na quarta-feira, 78 focos de incêndio foram relatados pelo corpo de bombeiros grego.

A situação na Turquia não é muito diferente. Apenas as províncias de Mugla e Antalya registraram oito mortes devido aos incêndios na última terça-feira, 3, e turistas na costa do país tiveram que ser evacuados por conta do fogo. 

De acordo com as agências de notícias dos países, o fenômeno climático está sendo avaliado por especialistas como um dos mais extremos já registrados na região, que é mais vulnerável aos períodos de mudanças no clima. 

Além da Turquia e Grécia, a onda de calor está atingindo principalmente países no sul da Europa como Itália, Romênia, Sérvia, Bósnia-Herzegovina e Bulgária. 

História Grécia Turquia fogo incêndio notícia clima temperatura termômetro

Leia também

A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada