Fotografia meramente ilustrativa das mãos de um homem segurando uma grade - Divulgação/Pixabay / Fifaliana-joy
Inglaterra

Condenação injusta é anulada após quase 50 anos na Inglaterra

Três homens negros, atualmente na terceira idade, foram absolvidos nesta terça-feira por uma suposta tentativa de roubo em 1972

Ingredi Brunato, sob supervisão de Alana Sousa Publicado em 06/07/2021, às 14h00

Nesta terça-feira, 6, o Tribunal de Apelações da cidade de Londres, capital da Inglaterra, absolveu três homens negros que foram condenados por tentativa de roubo no ano de 1972. A notícia foi repercutida pelo UOL. 

O motivo por trás da ação é que o policial que acusou o trio foi considerado um profissional desonesto recentemente. Trata-se de Derek Ridgewell, da Polícia dos Transportes britânica, hoje já falecido. 

Outro detalhe é que essa já é a terceira condenação feita principalmente com base na palavra do oficial a ser anulada. Courtney Harriot, Paul Green e Cleveland Davidson, os homens absolvidos pelo último desdobramento, cumpriam uma pena de reclusão. 

Hoje idosos, eles foram condenados quando tinham entre 17 e 20 anos. Havia ainda outros dois homens sentenciados junto a eles, mas esses últimos não puderam ser localizados pela justiça britânica. 

Ridgewell havia acusado o grupo de tentar roubá-lo quando embarcaram na mesma estação de metrô que o policial. Os condenados, que se declararam inocentes, alegaram em tribunal que o oficial os havia ameaçado e maltratado. Na época, suas afirmações não puderam mudar seus vereditos. 

"Muito lamentável que se tenha precisado de quase 50 anos para retificar a injustiça sofrida", comentou o juiz responsável pela anulação, Julian Flaux, de acordo com o UOL.

Inglaterra Londres notícias Tribunal injustiça anulação de pena homens negros policial desonesto

Leia também

Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada


Javier Milei, presidente da Argentina, clonou seus cachorros? Entenda!