Foto tirada em reunião do COngresso Americano - Getty Images
Mundo

Congresso americano cobra investigações sobre Dom Phillips e Bruno Pereira

Em reunião com Biden, parlamentares pedem o envio de mensagens diplomáticas

Redação Publicado em 17/06/2022, às 10h14

Depois que a apuração da Polícia Federal divulgou na tarde de quinta-feira, 16, a descoberta dos restos mortais — provavelmente de Bruno Pereira e Dom Phillips — na Amazônia, o Congresso dos Estados Unidos planeja realizar uma pressão diplomática para explicações do Governo Federal sobre o ocorrido.

Em entrevista à BBC News, senadores e deputados do atual governo de Joe Biden disseram que Jair Bolsonaro ainda deve explicações aprofundadas sobre o crime, assim como as possíveis motivações, seus mandantes e possíveis conexões políticas, além de possíveis erros e omissões de órgãos públicos durante a investigação.

Prender os suspeitos é só o começo. As autoridades brasileiras devem realizar uma investigação completa e transparente sobre as circunstâncias das mortes", disse o senador democrata Ed Markey, de Massachussets, para o jornal.

Há cerca de uma semana, o senador começou uma campanha solitária em seus perfis nas redes sociais para que o Brasil usasse de todos os seus recursos e energias na busca dos profissionais, visto que as investigações que estavam fazendo sobre crimes ambientais em terras indígenas, era algo ‘exemplar para a história’.

A pressão política fez com que a reunião parlamenta americana, feita em Los Angeles, na terça-feira, 14, tivesse como pauta uma pressão em cima do presidente do país para envio de comunicado oficial de líder estadunidense para o brasileiro, segundo a apuração do portal de notícias 'UOL'.

Investigações

Após doze dias desde constatação do desparecimento de Bruno e Dom, as autoridades nacionais fazem uma grande força-tarefa até o momento, para tentar desvendar todos os mistérios em torno da situação e dar as devidas explicações para familiares e amigos de vítimas, assim como para toda a população mundial impactada com o caso.

Na tarde de quinta-feira, 16, após a prisão preventiva de irmãos suspeitos de cometer homicídios dolosos contra o ativista e o jornalista, restos mortais foram encontrados escondidos em meio a floresta, sendo imediatamente enviados para Brasília para uma grande investigação criminal. A expectativa dos peritos é que no máximo em dez dias sejam confirmadas as mortes e suas causas.

Amazônia Estados Unidos jornalista desaparecimento Jair Bolsonaro corpos restos humanos Joe Biden Indigenista Dom Phillips Bruno Pereira congreso

Leia também

Artista brasileiro mostra como estaria Ayrton Senna atualmente se estivesse vivo


Senna: Os 3 sonhos não realizados de Ayrton


Fotos e entrevistas: Especial relembra os 30 anos sem Ayrton Senna


Obras perdidas dos Irmãos Grimm são descobertas na Polônia


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Em Ímola, fãs se reúnem e prestam homenagens em estátua de Ayrton Senna