O submarino Titan, que levaria tripulação aos destroços do Titanic - OceanGate
Submarino Titan

'Continuamos esperançosos', diz contra-almirante que busca pelo submarino Titan

Guarda Costeira dos EUA deu por encerrado o prazo sobre o tempo de oxigênio disponível para o submarino Titan

Fabio Previdelli Publicado em 22/06/2023, às 10h27 - Atualizado às 13h23

Apesar da Guarda Costeira dos Estados Unidos terem dado por encerrado o prazo sobre o tempo de oxigênio disponível para o submarino Titan, a instituição informou que suas equipes continuam realizando "uma operação ativa de busca e resgate" para tentar encontrar o submersível

Em entrevista à Sky News, o contra-almirante John Mauger relatou que as equipes estão aproveitando ao máximo possível as condições climáticas "favoráveis" na região onde as buscas são feitas.

+ O quão profundo o submarino que foi visitar o Titanic pode estar?

"Embora estejamos cientes do tempo e tenhamos incluído muitos dados e informações na pesquisa, esta ainda é uma busca ativa e resgate neste momento", relatou. "Estamos usando o equipamento que temos na parte inferior do ROVS para expandir nossos recursos de busca".

Quando questionado se as equipes de resgate podem considerar que a situação está "acima de qualquer esperança", o contra-almirante disse que "há um tempo e um lugar para essa discussão", mas que o foco da equipe de comando unificado era "usar a capacidade que temos agora no local para localizar as pessoas e o submersível".

Continuamos esperançosos”, afirmou. 

Rear Admiral John Mauger, First District Commander for the US Coast Guard, tells @JayneSeckerSky that they are grateful for all assistance in the search for the missing Titan sub

"We remain hopeful"https://t.co/4560YhOK6P

📺 Sky 501, Virgin 602, Freeview 233 and YouTube pic.twitter.com/7GmvloNX6E

— Sky News (@SkyNews) June 22, 2023

O desaparecimento do Titan

Operado pela OceanGate Expeditions, o submarino Titan passou a se aventurar pela costa de Newfoundland, no Canadá, no último domingo, 18. A missão do submersível era visitar os destroços do RMS Titanic — naufragado em 15 de abril de 1912.

A cada 15 minutos, o submarino enviava um sinal de alerta para a estação da Polar Prince. Acontece que o último sinal emitido pelo Titan foi feito às 15h do Greenwich Mean Time (GMT), o que seria por volta do meio-dia do horário de Brasília, da última segunda-feira, 19 — cerca de uma hora e 45 minutos após iniciar sua descida até os destroços do Titanic; que estão a cerca de 700 quilômetros ao sul da cidade de St. John's, no Canadá. Desde então, iniciou-se uma busca pelo submarino.

notícias titanic Buscas oxigênio RMS Titanic Titan submarino Titan Guarda Costeira dos EUA

Leia também

França: ex-ministro é indiciado por tentativa de estupro


Estaleiro onde Titanic foi construído poderá ser fechado após mais de 160 anos


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental