Desertores norte-coreanos preparam o envio de balões, em 2014 - Divulgação
Ásia

Coreia do Norte corta contato com Coreia do Sul após envio de folhetos anti-comunismo

Enviados por desertores, os balões contendo mensagens contra o governo atraem simpatizantes e irrita o líder norte-coreano

Wallacy Ferrari Publicado em 09/06/2020, às 13h05

Após dois anos da criação de um escritório para facilitar a comunicação entre os dois países e reduzir as tensões causadas pelos impedimentos políticos, a Coreia do Norte decidiu cortar os laços da linha direta com a Coreia do Sul, impossibilitando completamente o escritório conjunto na tarde de terça-feira, 9, incluindo também as comunicações militares.

O funcionamento físico do escritório estava suspenso desde janeiro devido ao isolamento do novo coronavírus, mas a linha telefônica estava ativa, realizando dois telefonemas por dia — sempre às 9h e às 17h — para tratar de assuntos diplomáticos. Pela primeira vez em 21 meses, a Coreia do Sul realizou a chamada da manhã sem obter resposta.

O pedido do fechamento partiu de Kim Yo-jong, irmã do líder norte-coreano, que manifestou incômodo com autoridades sul-coreanas por não conseguir conter o envio de panfletos para o norte.

Os folhetos, contendo críticas sobre o comunismo e governo, são feitos por desertores e enviados em balões. Como estratégia para chamar a atenção, costumam ser acompanhados de alimentos.

A Agência Central de Notícias da Coreia do Norte (KCNA) acrescentou em seu relatório que “não há necessidade de ficar cara a cara com as autoridades sul-coreanas e não há problema em discutir com elas, pois elas apenas despertaram nosso desânimo”. Não há previsão de reabertura da linha, mesmo contendo os folhetos.  

Coreia do sul Coreia do norte Ásia telefone Linha escritório negociação

Leia também

Santo Graal do Lego: Menino encontra polvo perdido no mar há quase 30 anos


Mãe e filha que vivem há 3 meses em lanchonete chamam atenção de moradores do Leblon


Casal é condenado a 20 anos por morte de filha que 'derreteu' no sofá


Garrafas de vidro são encontradas enterradas em mansão de George Washington


Na Alemanha, ‘túmulo de zumbi’ de mais de 4 mil anos é descoberto em escavação


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada