Escultura encontrada em caverna alemã - Divulgação/Ria Litzenberg/University of Tubingen
Escultura

Corpo de escultura datada da era do gelo é encontrado — mas figura é um mistério

Os arqueólogos levantam hipóteses para tentar entender qual animal estaria sendo representado na escultura

Giovanna Gomes Publicado em 08/08/2023, às 13h08

Uma equipe de arqueólogos realizou recentemente uma impressionante descoberta em uma caverna na Alemanha: encontrou o corpo de uma escultura datada da era do gelo, a qual foi unida à cabeça da figura, encontrada anteriormente.

No entanto, em vez de solucionar um enigma, a adição recente à escultura de marfim, trouxe mais dúvidas para os pesquisadores. Afinal, seria a estatueta a representação de um cavalo — como os arqueólogos acreditavam até então — ou de um urso ou mesmo um leão?

"Ainda não podemos identificar com certeza a espécie animal retratada", declarou Nicholas Conard, professor do Departamento de Pré-História e Ecologia Quaternária da Universidade de Tübingen, na Alemanha, em comunicado sobre a descoberta.

Segundo informações do portal Live Science, a escultura possui 35 mil anos e foi achada na caverna Hohle Fels, localizada na região montanhosa da Suábia Jura, ao sul do país europeu.

Escultura pode ser a representação de um urso, de um cavalo ou mesmo de um leão / Crédito: Ria Litzenberg/University of Tubingen

 

A figurinha agora possui um corpo robusto, exibe a característica proeminente das costas de um urso na altura do ombro e apresenta-se em uma postura que poderia imitar o trote de um urso", observou Conard.

Ao mesmo tempo, porém, a estatueta — que tem cerca de 4 por 2,5 por 0,6 centímetros — também possui características anatômicas semelhantes às de um leão-das-cavernas, que, segundo a fonte, vivia na Eurásia naquela época.

Um novo fragmento

Após a descoberta do o corpo, os pesquisadores encontraram ainda um outro fragmento, que poderia ser a pata dianteira esquerda da figura.

De acordo com o Live Science, um estudo sobre a escultura foi publicado na revista "Archaeological Excavations in Baden-Württemberg", publicada pelo Escritório Estadual para a Preservação de Monumentos de Baden-Württemberg. As peças se encontram atualmente em exibição no Museu Pré-Histórico de Blaubeuren (URMU).

Alemanha notícias arqueologia cavalo urso estátua corpo escultura leão

Leia também

Stalker de MG acreditava em relacionamento amoroso e visitava os mesmos locais de médico


Após polêmica, perfil de Donald Trump retira vídeo sobre ‘Reich unificado’


Quase 40 pessoas são mortas por homens armados na Nigéria


Em entrevista, papa Francisco diz que homossexualidade é ‘condição humana’


Novo estudo confirma teoria de Einstein sobre buracos negros


Bebê Rena: Martha da vida real também perseguiu político com e-mails