Imagem ilustrativa - Imagem de Evgeni Tcherkasski por Pixabay
Creche

Creche inclui 'ser cristã' em lista de requisitos de vaga para professora

Instituição atribuiu a exigência, que contraria a lei, a um simples 'erro de digitação'

Giovanna Gomes Publicado em 26/01/2023, às 12h57

Uma creche particular do Rio de Janeiro publicou, no último dia 15, o anúncio de uma vaga para professora, no qual constava que o primeiro requisito para se candidatar à vaga era ser cristã. Mais tarde, a instituição, que fica em Campo Grande, argumentou ao Ministério Público que tudo não passou de um erro de digitação.

De acordo com informações do portal UOL, o processo seletivo, que oferecia vagas para professora de ballet e de educação física, foi anunciado em uma rede social de Tati Mussallem, dona e diretora pedagógica da creche. Nele, constava que os três "requisitos" exigidos pela instituição eram ser cristã, ter experiência e morar na região, exatamente nesta ordem.

Publicação feita pela diretora da Dunamis / Crédito: Divulgação / Redes sociais

 

Desrespeito à lei

A exigência feita pela Creche Escola Dunamis, como é chamada a instituição, fere a lei municipal 5565/2013, que "proíbe inquirir por quaisquer meios sobre a religião do candidato a vaga em questionários, formulários ou entrevistas de emprego, admissão ou adesão a empresas públicas ou privadas, sociedades, clubes e afins".

Por esse motivo, o relator da CPI da intolerância religiosa na Assembleia Legislativa, deputado Átila Nunes (MDB), enviou uma representação ao Ministério Público Estadual e também à Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância. Os órgãos ainda devem avaliar o pedido.

"Não tenho dúvida de que há em curso uma demonstração de preconceito religioso. Uma professora não cristã é menos competente por quê?", questionou o parlamentar.

Após a representação, a dona da creche apagou a publicação e pediu "desculpas aos ofendidos". Ela ainda prometeu tomar "as devidas providências" após apontar que houve um erro de digitação no anúncio das vagas.

"Esclarecemos que temos funcionários de diversas religiões e jamais compactuaríamos com qualquer tipo de discriminação", diz a publicação.

Pedido de desculpas feito pela diretora / Crédito: Divulgação / Redes sociais

 

Segundo o portal de notícias, a escola, no entanto, possui o slogan "Metodologia de Ensino Cristã". Também vale destacar que, na Bíblia, 'Dunamis' significa o poder que se manifestava em dons, milagres e crescimento da igreja.

Brasil Rio de Janeiro escola notícias professora Creche campo grande vaga requisito cristã

Leia também

Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental


Em um desafio, adolescente come chip de pimenta e morre nos EUA


Após show de Madonna, areia de Copacabana é vendida como item raro na internet


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Após ficar 10 horas desaparecida, idosa é resgatada em bueiro