Imagem de manifestantes em Cuba - Getty Images
Cuba

Cuba: Condenados por protesto pegam pena de até 18 anos de prisão

Em julho do ano passado, país viveu a maior onda de manifestações desde a Revolução de 1959

Fabio Previdelli Publicado em 23/06/2022, às 17h17

Na última quarta-feira, 22, a Procuradoria-geral de Cuba informou que os tribunais do país sentenciaram outras 74 pessoas que participaram de protestos contra o governo em julho do ano passado. Agora, o número de condenados chegou a 488; além do mais, duas pessoas foram absolvidas.

Desta parcela mais recente, 56 deles foram condenados a penas entre 10 e 18 anos de prisão; já os restantes (18) tiveram suas sentenças convertidas em prestação de serviços comunitários. Segundo noticiou a AFP, o órgão entendeu que os condenados “atentaram contra a ordem constitucional e a estabilidade de nosso Estado socialista”. 

Protestos e prisões

Conforme relatou a equipe do site do Aventuras na História na época, entre os dias 11 e 12 de junho de 2021, milhares de pessoas foram às ruas, em Cuba, para protestar contra o Governo

Com gritos como “liberdade” e “abaixo a ditadura”, cubanos mostraram sua insatisfação contra a crise que o país vivia e as restrições impostas para impedir a disseminação do novo coronavírus.

Além disso, o governo também foi criticado por negligência em ambos os casos. Segundo as autoridades, as manifestações, as maiores desde a Revolução de 1959, foram organizadas pelo governo norte-americano. 

Desde então, o governo cubano passou a prender e julgar os envolvidos no ato. Por fim, diz a APF, em maio deste ano, o Parlamento aprovou um novo Código Penal para punições mais rigorosas para quem tiver "participação em atividades subversivas".

Cuba julgamento notícias sentença Protestos Justiça prisões

Leia também

Artista brasileiro mostra como estaria Ayrton Senna atualmente se estivesse vivo


Senna: Os 3 sonhos não realizados de Ayrton


Fotos e entrevistas: Especial relembra os 30 anos sem Ayrton Senna


Obras perdidas dos Irmãos Grimm são descobertas na Polônia


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Em Ímola, fãs se reúnem e prestam homenagens em estátua de Ayrton Senna