Montagem com Joe Biden, Vladimir Putin e Xi Jiping - Divulgação
Mundo

Cúpula do clima: Conheça as promessas dos principais líderes mundiais

A redução da liberação de gases prejudiciais à camada de ozônio foi uma pauta recorrente, com as metas sendo também muito semelhantes

Ingredi Brunato, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 22/04/2021, às 15h39

A Cúpula do Clima, evento anual realizado pela ONU para discutir e estabelecer metas globais relacionadas à preservação do meio ambiente, ocorreu nesta quinta-feira, 22, através de videoconferência. 

O UOL repercutiu algumas das promessas feitas por líderes mundiais, tais como Joe Biden, dos Estados Unidos, Boris Johnson, primeiro-ministro do Reino Unido, Vladimir Putin, chefe de estado da Rússia, e Xi Jiping, que é Secretário-Geral do Partido Comunista da China

O primeiro anunciou seus planos de reduzir pela metade (em relação aos números de 2005) a emissão de gases causadores do efeito estufa até 2030. O objetivo ambicioso é sintonizado com um plano mais amplo do presidente norte-americano, que incluirá a realização de diversas mudanças no funcionamento da economia do país. 

Boris possui uma meta parecida: o primeiro-ministro britânico pretende reduzir em 78% as  emissões inglesas até 2035. Ele ainda afirmou que o Reino Unido era o primeiro país a “aprovar uma legislação para emissão 0”. 

O presidente russo não deu números, ao contrário dos chefes de estado citados até aqui, prometendo apenas que haveria esforços no sentido de “controlar as emissões de carbono” até 2050. 

A data dada por Putin, inclusive, é a mesma oferecida por Bolsonaro, que, todavia, falou em “neutralidade climática”, que significa parar por completo as liberações desses gases nocivos à atmosfera. "Com isso, reduziremos em quase 50% nossas emissões até 2030”, prometeu o líder brasileiro, assim anunciando a mesma meta de Biden

Xi Jiping, chefe de estado chinês, também falou em neutralidade ambiental, garantindo que ela ocorreria “antes de 2060”.

notícias Bolsonaro carbono Cúpula do Clima redução metas ambientais emissões promessas

Leia também

Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Itália: Após 11 anos, autoridades identificam corpo de vítima de naufrágio


Salvador: Mãe de aluno ataca colégio por uso de livro antirracista


Narrador que presenciou acidente de Senna revela bastidores da tragédia: ‘Clima de morte’


Walter Hertel, soldado da FEB na Segunda Guerra Mundial, morre aos 101 anos


Quem criou o famoso capacete verde e amarelo de Ayrton Senna?