Fotografia do tridente - Divulgação/ Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Çanakkale Onsekiz
Arqueologia

Curioso tridente de 1,7 mil anos é descoberto em ruínas da Turquia

Especialistas acreditam que o artefato de ferro era usado para a pesca; entenda!

Redação Publicado em 10/10/2023, às 13h16

Uma escavação realizada nas ruínas da antiga cidade de Assos, situada na Turquia, revelou um curioso tridente de ferro que é datado do período entre 1.700 e 1.800 anos atrás. 

O artefato, que é chamado de "Nymphaion", foi devidamente limpo e restaurado por especialistas da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Çanakkale Onsekiz, que foi responsável pela missão arqueológica. 

Segundo repercutido pelo Today Istaunbul, a equipe acredita que o tridente tenha sido usado para a prática da pesca, servindo para empalar peixes grandes. Outro detalhe relevante sobre o achado é que, como ele é de ferro, é impressionante que tenha sobrevivido por tanto tempo sem se desfazer devido à corrosão da ferrugem

É a primeira vez que encontramos esse tipo de material em Assos. Porque, como se sabe, os materiais destruídos mais rapidamente nas cidades antigas são ferramentas e equipamentos feitos de ferro. No entanto, este tridente encontrado nesta estrutura é um exemplo importante por ter sido encontrado quase totalmente intacto. Este é um exemplo importante", explicou Nurettin Arslan, que chefiou a escavação. 

Vale acrescentar que, durante a mesma missão arqueológica, também foram trazidas à superfície diversas relíquias que remontam à Roma antiga. 

Pergunta em aberto 

Infelizmente, até o momento não foi possível determinar em qual local do mundo antigo o arpão de ferro foi produzido, ainda de acordo com o Today Istanbul. 

Isso pois, como o ferro era um metal comum, ele poderia ter sido fundido por muitas civilizações diferentes. Por outro lado, a cidade de Assos possui um histórico importante na criação de artefatos de ferro, de forma que o tridente pode ter sido produzido ali mesmo. 

Mundo Turquia notícias arqueologia ferro tridente 1700 anos Assos

Leia também

Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental


Em um desafio, adolescente come chip de pimenta e morre nos EUA


Após show de Madonna, areia de Copacabana é vendida como item raro na internet


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Após ficar 10 horas desaparecida, idosa é resgatada em bueiro