Imagem da pesquisadora Elizabeth Tsurkov - Reprodução/Twitter/Elizabeth Tsurkov
Iraque

Desaparecida desde março, pesquisadora israelense-russa está em cativeiro de terroristas

Segundo o centro de pesquisas onde Elizabeth Tsurkov atuava, a mesma era “abertamente crítica” a Israel, Irã e Rússia

Redação Publicado em 06/07/2023, às 15h03

Após desaparecer em março no Iraque, a pesquisadora israelense-russa, Elizabeth Tsurkov,  da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, está em cativeiro de milícia xiita, afirma Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro israelense, conforme reproduzido pela BBC. 

Elizabeth, sequestrada durante suas pesquisas em Bagdá, está sendo mantida em cativeiro pelo grupo Katai Hezbollah, segundo afirma Israel. "Nós consideramos o Iraque responsável por sua segurança e bem-estar", comunicou o escritório de Netanyahu, que não informou as demandas da milícia. 

Segundo o Washington Post, a família de Elizabeth afirma que julga “o governo iraquiano diretamente responsável por sua segurança”. Em uma postagem, a universidade de Princeton também se manifestou:

Estamos profundamente preocupados com sua segurança e bem-estar e estamos ansiosos para que ela possa se juntar à família e retomar seus estudos".

O grupo

Kataib Hezbollah (Brigadas do Partido de Deus, em tradução livre) é uma milícia xiita iraquiana apontada como grupo terrorista pelos EUA desde 2009, que conta com suporte militar e financeiro do Irã. 

Em seu portal na internet, Elizabeth mostrou que sua pesquisa se pautava no Levante, região que inclui Síria, Israel e proximidades, e focava no “levante sírio e a guerra civil”. O New Lines Institute for Strategy and Policy, um centro de pesquisas em Washington, onde Tsurkov atua, afirmou que as circunstâncias eram complexas, uma vez que a mesma é abertamente crítica a Israel, Irã e Rússia, justamente os países envolvidos em sua soltura. 

Israel Estados Unidos Irã Rússia Princeton sequestro Iraque Levante pesquisadora milícia xiita

Leia também

Planos de motociclistas para assassinar Mick Jagger são revelados em série


Operação da PF retira 2 mil armas de aeroporto alagado no Rio Grande do Sul


Nostradamus previu enchentes para 2024: "Haverá grandes inundações que serão vistas"


Segundo estudo, mudança climática tornou chuvas no RS mais intensas


Cresce a cada ano a "porta de entrada para o submundo" na Sibéria


Alabama marca execução com gás nitrogênio de condenado que sobreviveu à execução