'Ovo dourado' encontrado no Golfo do Alasca - Reprodução / NOAA Ocean Exploration / Seascape Alask
Ovo

Descoberta: Cientistas encontram misterioso ‘ovo dourado’ no fundo do mar

O item não possui explicação até o momento, o que intriga a comunidade científica por seu mistério

Redação Publicado em 11/09/2023, às 07h58

No dia 30 de agosto, uma descoberta extraordinária aguçou a curiosidade da comunidade científica. Um "orbe dourado", como foi apelidado, emergiu das profundezas do Golfo do Alasca, nos Estados Unidos, surpreendendo os pesquisadores e desencadeando uma busca por sua origem enigmática.

Esse espécime singular, com pouco mais de 10 centímetros de diâmetro, foi localizado por um veículo operado remotamente a uma profundidade impressionante de aproximadamente 3.300 metros. Sua superfície lisa e dourada chamou imediatamente a atenção dos cientistas.

A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA, em inglês) dos Estados Unidos relatou que o "orbe dourado" estava rodeado por esponjas brancas e firmemente aderido a uma rocha. Uma pequena abertura ou fenda próxima à base revelou um interior com coloração semelhante.

Sam Candio, coordenador de expedição da NOAA Ocean Exploration, explicou: “Embora tenhamos conseguido coletar o 'orbe dourado' e trazê-lo para a embarcação, ainda não conseguimos identificá-lo além do fato de que é de origem biológica”.

Provavelmente não entenderemos mais até que consigamos colocá-lo em um ambiente de laboratório onde possamos continuar a recorrer à experiência coletiva da comunidade científica, com ferramentas mais sofisticadas do que as que somos capazes de manter a bordo”, disse ele.

Apelido do item

A descoberta fascinante inspirou a imaginação de espectadores que acompanharam o mergulho ao vivo, apelidando o espécime de "orbe dourado" e até mesmo de "ovo de ouro" nos meios de comunicação, de acordo com a CNN Brasil.

Sam Candio comentou sobre o achado intrigante: “O fundo do mar não é tão deliciosamente estranho?”. “Serve como um lembrete de quão pouco sabemos sobre o nosso próprio planeta e quanto ainda resta para aprender e apreciar sobre o nosso oceano”, completou.

mistério cientistas objeto ovo superfície explicações fundo do mar dourado orbe identificações

Leia também

Relembre as cartas da Segunda Guerra encontradas em hotel


Mulher que morava em placa de supermercado é descoberta por funcionários nos EUA


Nostradamus previu enchentes para 2024: "Haverá grandes inundações que serão vistas"


Rosto de múmia de mulher egípcia é reconstruído em 3D


Tempestade solar causa aurora boreal na Europa e América do Sul, entenda!


Órgão já alertava sobre risco de tragédia por chuvas em Porto Alegre desde 2023