Á esquerda imagem dos participantes MC Guimê, Cara de Sapato e Dania Mendez e à direita o ministro Flávio Dino - Reprodução / Vídeo
Flávio Dino

Dino comenta assédio no BBB: 'É preciso rever o próprio modelo desses programas'

O ministro Flávio Dino explicou que vê raízes semelhantes nos crimes de importunação sexual e feminicídio

Redação Publicado em 17/03/2023, às 15h09

Um caso recente de importunação sexual ocorrida no reality show Big Brother Brasil 23 gerou polêmica entre os internautas e resultou na expulsão de dois participantes do programa, MC Guimê e Cara de Sapato. Durante a Festa do líder que ocorreu na última quarta-feira, 15, os “ex-brothers” importunaram as participantes Dania Mendez e Bruna Griphao.

Em entrevista ao UOL News, o ministro da Justiça e da Segurança Pública, Flávio Dino, revelou que considerou certa a decisão da produção do reality show de expulsar os participantes MC Guimê e Cara de Sapato do ‘BBB 23’. 

Televisão e a sociedade

Como repercutido pelo Splash, do UOL, Dino defendeu a revisão do modelo de programas como o BBB, que estimula casos de importunação sexual.

Havia uma banalização destes atos que eram vistos como normais, e não são. Elogio, nesse aspecto, a direção do programa. É preciso rever o próprio modelo desses programas, que acabam estimulando esse tipo de postura até para, quem sabe, ampliar audiências. No caso das autoridades, é aplicar a lei”, disse. 

Durante a entrevista, Flávio Dino também citou a autorização de investimentos de R$ 400 milhões do Ministério da Justiça para o combate ao feminicídio. Dino explicou que vê raízes semelhantes nos crimes de importunação sexual e feminicídio.

A base ideológica e valorativa de quem pratica importunação sexual e de quem mata uma mulher é a mesma, que é a desumanização da mulher. É como se ela fosse uma coisa, um objeto. Estamos tratando de um conjunto de crimes. O presidente Lula autorizou investimentos de R$ 400 milhões do Ministério da Justiça para o combate ao feminicídio”, explicou o ministro.

Importunação sexual

Na Festa do Líder, que ocorreu na última quinta-feira, 15, o cantor MC Guimê passou a mão no corpo da participante mexicana, Dania Mendez, sem o consentimento da mulher e Cara de Sapato deu um beijo e fez contatos físicos forçados com a participante.

O crime de importunação sexual pode incluir desde o "beijo roubado" até toques inapropriados sem o consentimento da pessoa envolvida, como repercutido pelo G1. 

Big brother brasil importunação sexual Flávio Dino Bruna Griphao Dania Mendez Cara de Sapato MC Guimê

Leia também

Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental


Em um desafio, adolescente come chip de pimenta e morre nos EUA


Após show de Madonna, areia de Copacabana é vendida como item raro na internet


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Após ficar 10 horas desaparecida, idosa é resgatada em bueiro