O submarino que implodiu e o diretor James Cameron - Reprodução / OceanGate e Reprodução / Vídeo
Submarino

Diretor de ‘Titanic’ revela que ‘sabia condições’ de submarino desde segunda-feira, 19

James Cameron disse em entrevista que não tinha dúvidas sobre a situação do submersível que implodiu

Redação Publicado em 23/06/2023, às 16h48 - Atualizado às 17h00

James Cameron, diretor de "Titanic", expressou profunda preocupação quando soube do "evento catastrófico extremo" que havia ocorrido com o submersível Titan e perdido contato.

Cameron, que explorou os destroços do Titanic em 33 ocasiões, afirmou que não tinha dúvidas de que o submarino tinha "desaparecido" quando foi informado de que havia perdido contato uma hora e 45 minutos após mergulhar para examinar os destroços do navio de cruzeiro.

A Guarda Costeira dos EUA revelou na quinta-feira, 22, que um veículo operado remotamente (ROV) encontrou um "campo de destroços" próximo às ruínas do Titanic, onde a tripulação de cinco exploradores se dirigia antes de perder contato, segundo o The Independent.

"Para a eletrônica do submarino falhar e seu sistema de comunicação falhar, e seu transponder de rastreamento falhar simultaneamente - o submarino se foi", disse o diretor para a BBC.

Para mim, não havia dúvida. Eu sabia que o submarino estava exatamente abaixo de sua última profundidade e posição conhecidas, e foi exatamente onde eles o encontraram. Não houve busca. Quando eles finalmente conseguiram um ROV lá embaixo que poderia fazer a profundidade, eles o encontraram em horas. Provavelmente em minutos."

Crítica midiática

Cameron, há muito tempo um explorador das profundezas do oceano, criticou a cobertura da mídia sobre a quantidade de oxigênio deixada no submersível, classificando-a como uma "farsa prolongada e aterrorizante". "Foi uma tortura lenta e cruel por quatro dias, na minha opinião", acrescentou. "Porque eu sabia a verdade na manhã de segunda-feira".

O cineasta canadense expressou o desejo de ter alarmado sobre o Titan. Cameron quebrou o silêncio sobre o assunto na quinta-feira, após a Guarda Costeira ter encontrado partes do submersível.

mortes entrevista submarino destroços diretor situação 'Titanic' implosão

Leia também

Em regime aberto, Alexandre Nardoni quer trabalhar na empresa do pai em SP


Por dentro da 'Caverna da Morte', que mata tudo que entra nela


Jornalista presa por denunciar Covid em Wuhan deverá ser solta após quatro anos


Em meio a enchentes, polícia encontra depósito com objetos roubados no RS


Há 64 anos, Adolf Eichmann era capturado pela Mossad na Argentina


"Percebemos que foi um erro", diz criador de Os Simpsons sobre episódio polêmico