Fotografia do republicano Donald Trump - Divulgação
Estados Unidos

Donald Trump fala sobre "transição ordeira" da presidência dos EUA

Após o caos no Congresso norte-americano na última quarta-feira, 06, o republicano se pronunciou sobre a derrota nas eleições

Pamela Malva Publicado em 07/01/2021, às 10h30

Na última quarta-feira, 07, os Estados Unidos assistiram indignados à invasão do Capitólio por apoiadores de Donald Trump. Hoje, no dia seguinte ao ocorrido, o republicano afirmou que "haverá uma transição ordeira" da presidência do país.

Tendo em vista que, durante a sessão interrompida no Congresso, a vitória de Joe Biden foi confirmada pelas autoridades, Donald Trump decidiu se posicionar. Ainda assim, ele manteve sua antiga posição, julgando que o resultado da eleição foi forjado.

O comunicado do republicano aconteceu através de Dan Scavino, o porta-voz da Casa Branca. "Embora eu discorde totalmente do resultado da eleição e os fatos me confirmem, haverá uma transição ordeira em 20 de janeiro", afirmou Trump.

Com sua vitória validada pelo Congresso, Joe Biden deve assumir a presidência dos Estados Unidos em menos de duas semanas. Para Trump, no entanto, a mudança "representa o fim de um dos melhores primeiros mandatos presidenciais”. Por fim, ele ainda afirmou que segue na “luta para devolver aos Estados Unidos sua grandeza".

Sobre Joe Biden 

No dia 7 de novembro, a projeção da agência Associated Press confirmou que o candidato democrata Joe Biden conseguiu atingir 274 delegados — 4 a mais do que o necessário —, sendo eleito o 46º presidente dos Estados Unidos. O presidenciável disputava a vaga contra o republicano Donald Trump, que buscava a reeleição. 

O anúncio da vitória ocorreu após o término da apuração no estado da Pensilvânia. Biden também venceu na contagem de votos totais, com mais de 4 milhões de votos. Veículos como a CNN, The New York Times e NBC também apontaram a vitória do democrata.

Joe Biden não apenas será responsável por tirar o título do ex-apresentador de ‘O Aprendiz’, como também baterá um recorde do antecessor: Será o mais velho a assumir o cargo de presidente dos Estados Unidos. Trump já havia declarado vitória no dia 4 de novembro, antes mesmo do encerramento da apuração.

Formado em história, ciência política e direito, Biden atuou por algum tempo como advogado antes ir para a área da política. Ele foi um senador bem-sucedido, certa vez tendo até seis mandatos consecutivos. 

As duas últimas vezes que tentou concorrer à presidência, não teve sucesso. Foi nessa segunda tentativa, inclusive, que ele se aproximou de Barack Obama, e os dois políticos acabaram formando a chapa que venceu as eleições de 2008 nos Estados Unidos. Biden foi o vice de Obama durante seus dois mandatos.

Estados Unidos Donald Trump Invasão eleições polêmica notícia Joe Biden Congresso capitólio

Leia também

Artista brasileiro mostra como estaria Ayrton Senna atualmente se estivesse vivo


Senna: Os 3 sonhos não realizados de Ayrton


Fotos e entrevistas: Especial relembra os 30 anos sem Ayrton Senna


Obras perdidas dos Irmãos Grimm são descobertas na Polônia


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Em Ímola, fãs se reúnem e prestam homenagens em estátua de Ayrton Senna