Erez Avrahamov com sua descoberta de 2,8 mil anos - Reprodução / Facebook / Israel Antiquities Authority
Israel

Veja a descoberta histórica de 2,8 mil anos feita por homem em Israel

O objeto que é da Idade do Ferro foi encontrado em uma cidade que já foi citada na Bíblia, no Antigo Testamento; entenda!

Isabelly de Lima Publicado em 19/02/2024, às 13h33 - Atualizado às 18h39

Um homem que caminhava pela Reserva Natural de Nahal Tavor, em Israel, fez uma descoberta notável: um amuleto em forma de escaravelho com cerca de 2.800 anos. A Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA) considera o objeto como um achado especial.

Erez Avrahamov, de 45 anos, conta que viu algo brilhante no chão e inicialmente pensou que fosse uma joia ou uma pedra laranja. "Quando o peguei, percebi que estava entalhado como um escaravelho ou um besouro", relata ele em um comunicado da IAA. "Então, liguei para a Autoridade de Antiguidades de Israel e comuniquei este achado incrível".

O amuleto é feito de cornalina, uma pedra semipreciosa de tom marrom-avermelhado. A parte frontal apresenta a gravura de um escaravelho, enquanto a parte posterior retrata um cavalo alado ou um grifo, criatura lendária de origens asiáticas com corpo metade águia e metade leão.

O amuleto de escaravelho encontrado em Israel - Reprodução / Facebook / Israel Antiquities Authority

 

De acordo com o site The Times of Israel, o objeto provavelmente tem origem assíria ou babilônica. Sua cor laranja forte o torna raro, já que a maioria dos escaravelhos da época era feita de esteatita (pedra branca acinzentada) e coberta por uma camada azul ou verde (que geralmente desapareceu devido ao clima de Israel).

Local bíblico

O local da descoberta, Tel Rekhesh, também é significativo. A área foi identificada como a cidade de Anaharat no Livro de Josué, o sexto livro da Bíblia hebraica e do Antigo Testamento.

Essa é uma das mais importantes descobertas de Tel Rekhesh, datada da Idade do Ferro (séculos 7 e 6 a.C.)", afirma Itzik Paz, arqueólogo da IAA. "Naquela época, havia uma grande fortaleza que estava, aparentemente, sob controle assírio, império que destruiu o Reino do Norte de Israel. Portanto, é possível que o escaravelho comprove a presença da administração assíria (ou eventualmente babilônica) na região", explica o especialista.
Imagem mostrando o tamanho do amuleto encontrado - Reprodução / Facebook / Israel Antiquities Authority

 

De acordo com a Galileu, o amuleto está sob os cuidados da IAA e será alvo de estudos futuros.

Israel Mundo História descoberta notícias arqueologia cidade origem objeto Amuleto escaravelho bíblica

Leia também

Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental


Em um desafio, adolescente come chip de pimenta e morre nos EUA


Após show de Madonna, areia de Copacabana é vendida como item raro na internet


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Após ficar 10 horas desaparecida, idosa é resgatada em bueiro