Lula durante evento em 2022 - Foto de Rodrigo Paiva no Getty Images
Lula

Durante discurso Lula presta homenagem à Dom Phillips e Bruno Pereira

Ex-presidente pediu um minuto de silêncio para jornalista inglês e indigenista assassinados no AM durante evento

Redação Publicado em 16/06/2022, às 16h06

Em ato em Uberlândia, Minas Gerais, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) homenageou Dom Phillips e Bruno Pereira, jornalista inglês e indigenista, assassinados no Amazonas. O evento ocorreu nessa quarta-feira, 15.

Durante seu discurso em meio a apoiadores mineiros, o candidato à presidência pediu um minuto de silêncio em homenagem aos dois, que como confirmado pela Polícia Federal foram esquartejados e enterrados.

Estou triste. É muito triste. Esse país é muito grande, civilizado e não pode passar a imagem para o exterior que somos incivilizados, que nós matamos quem defende a Amazônia, os indígenas", disse.

Em discurso, Lula também afirmou que não haverá garimpo ilegal em terra indígena durante seu governo, caso eleito. As informações são da Folha de S. Paulo. "A demarcação de terras indígenas é compromisso moral e ético daqueles que são humanistas", afirmou.

Ao lado de Alexandre Kalil, pré-candidato ao governo de Minas gerais, com o apoio do PT, Lula teve sua primeira agenda pública desde que contraiu Covid-19 e primeiro evento público com Alexandre Kalil desde que eles anunciaram sua aliança em maio.

Dezenas de outdoors foram espalhados em Uberlândia com o escrito "bandidos não são bem-vindos" desde que o petista anunciou sua visita ao local. Durante seu discurso, ele comentou a respeito do episódio ocorrido nessa quarta-feira, quando um drone lançou fezes em seus apoiadores antes do início do evento. O ex-presidente também criticou o presidente Bolsonaro e respondeu aos anúncios espalhados. 

"Não adianta fazer provocação, outdoor, drone, jogar bobagem para cá. Estamos predestinados e dispostos a varrer essa gente do país, porque essa gente destruiu o Brasil", disse Lula.

Líquido com "Chama mosca"

Antes do início do evento nessa quarta-feira, 15, apoiadores de Lula foram atingidos por fezes vindas de um drone que sobrevoava o local. A assessoria de imprensa do candidato, em nota, anunciou que o drone despejou no público: "um líquido malcheiroso, provavelmente uma substância conhecida como chama mosca".

O candidado comentou a respeito do incidente durante seu discurso: "Me disseram que talvez tenha sido agrotóxico. É importante que quem recebeu essa sujeira fique atento, não vamos deixar barato.", disse. "Não são seres humanos normais, são canalhas", comentou a respeito dos responsáveis.

Amazônia Minas Gerais drone Lula PT Dom Phillips Bruno Araújo Pereira

Leia também

Membros da segurança de Zelensky são detidos por tramar seu assassinato


Coleção rara de calçados e tecidos dos séculos 16 a 17 é encontrada na Polônia


Mulher que vive em McDonald's no Leblon lança campanha de arrecadação online


Satélite ‘perdido’ é encontrado depois de orbitar por 25 anos sem ser detectado


Fortaleza legionária romana é descoberta ao lado de catedral na Inglaterra


Após 200 anos, surdez de Beethoven pode ser desvendada por fios de cabelo