Fotografia de Ali Khamenei - Wikimedia Commons
Estados Unidos

Eleições EUA: “Não importa quem chega e quem parte”, garante líder do Irã sobre relação entre países

Ali Khamenei, líder supremo do Irã, fez discurso na última terça afirmando que resultado das eleições estadunidenses não afetará a diplomacia entre as duas potências

Ingredi Brunato Publicado em 03/11/2020, às 15h12

Nessa terça-feira, 3, o líder supremo do Irã, Ali Khamenei, disse em discurso que a relação entre Teerã (capital do país e sede do governo) e a Casa Branca americana não mudará com o resultado das eleições norte-americanas, onde concorrem Donald Trump, que é o atual presidente, e o candidato democrata Joe Biden

"Nossa política para os Estados Unidos foi estabelecida com clareza e não muda com o movimento de indivíduos. Não importa quem chega e quem parte", afirmou o líder iraniano, em mensagem que foi transmitida pelo canal de televisão estatal. Vale mencionar que essa terça, justamente, é o aniversário da captura da embaixada americana no Teerã. 

Até o momento, Biden e Trump manifestaram posicionamentos diferentes em relação à maneira de administrar as relações diplomáticas com o Irã. Enquanto o primeiro falou em voltar ao acordo nuclear feito em 2015 entre seis potências mundiais, entre elas o país asiático, o segundo foi quem tomou a iniciativa de, na época, abandonar o acordo. 

Javad Zarif, ministro iraniano de Relações Exteriores, informou em uma entrevista à CBS na última segunda, 2, que até queria que os EUA fizessem esse retorno ao acordo, porém isso não significaria uma renegociação do mesmo. “Se quiséssemos fazer isso (renegociar), nós o teríamos feito com o presidente Trump quatro anos atrás”. 

Irã notícias Washington Trump Ali Khamenei Teerã Biden líder supremo do Irã eleições nos Eua

Leia também

Novo estudo aponta "primeiro animal antigo hospedeiro da lepra"


Pedaço de raro pigmento púrpura é descoberto na Inglaterra


Após 115 anos, navio que desapareceu com 14 tripulantes é identificado nos EUA


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico