Putin durante discurso - Divulgação/YouTube/The Telegraph
Rússia

Em celebração por vitória contra nazistas, Putin justifica invasão à Ucrânia

Praça Vermelha recebeu desfile em comemoração à vitória soviética contra alemães na 2ª Guerra

Fabio Previdelli Publicado em 09/05/2022, às 16h09

Nesta segunda-feira, 9, a Praça Vermelha de Moscou recebeu o desfile das Forças Armadas em celebração à vitória do Exército soviético em 1945 sobre a Alemanha nazista durante a Segunda Guerra Mundial

Presente na celebração, o presidente russo Vladimir Putin comentou sobre a invasão à Ucrânia pouco antes do início das festividades. “Vocês lutam pela pátria, por seu futuro”, começou seu discurso se dirigindo aos militares de seu país. 

Segundo o ex-agente da KGB, que está no poder desde o início do século, a “operação militar especial” na nação vizinha se justifica pelo fato de que Kiev preparava um ataque contra os separatistas pró-Rússia no leste do país.

Além do mais, segundo Putin, os ucranianos visavam desenvolver a bomba atômica e recebiam o apoio da OTAN para isso. "Estava sendo formada uma ameaça totalmente inaceitável, diretamente, em nossas fronteiras".

Foi a única decisão correta possível", completou o chefe de Estado russo, segundo a AFP.

O desfile e a declaração de Zelensky

Desde que ascendeu ao poder, em 2000, Vladimir Putin organiza o desfile para celebrar, no dia 9 de maio, tanto a data em que os soviéticos derrotaram os alemães nazistas quanto a força da Rússia após a derrocada da extinta União Soviética

Antes do desfile realizado na Rússia, entretanto, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky publicou um vídeo afirmando que sua nação não permitirá que a Rússia “se aproprie da vitória sobre o nazismo”

"No dia da vitória sobre os nazistas, nós estamos lutando por outra vitória. O caminho para esta vitória é longo, mas não temos dúvidas sobre nossa vitória", continua. “Nós vencemos na época. Vamos vencer agora".

Segunda Guerra Mundial Rússia notícias Vladimir Putin Ucrânia Exército Vermelho Invasão Nazistas discurso Volodymyr Zelensky dia da vitória

Leia também

Artista brasileiro mostra como estaria Ayrton Senna atualmente se estivesse vivo


Senna: Os 3 sonhos não realizados de Ayrton


Fotos e entrevistas: Especial relembra os 30 anos sem Ayrton Senna


Obras perdidas dos Irmãos Grimm são descobertas na Polônia


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Em Ímola, fãs se reúnem e prestam homenagens em estátua de Ayrton Senna