Arqueólogo ao lado de bunker nazista em na ilha de Alderney - Divulgação/Facebook/Dig Alderney
Segunda Guerra

Em imagens: Arqueólogos descobrem bunker nazista em ruínas de forte romano na ilha de Alderney

O esconderijo foi usado pela organização paramilitar SS entre 1940 e 1945 no Canal da Mancha

Isabela Barreiros, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 06/09/2021, às 13h49

Pesquisadores da entidade sem fins lucrativos Dig Alderney foram responsáveis por escavações que revelaram um bunker criado por soldados nazistas durante a Segunda Guerra Mundial na ilha britânica de Alderney, no Canal da Mancha. 

A descoberta aconteceu durante uma investigação feita dentro das ruínas de um antigo forte romano da região, de nome Nunnery. De acordo com o arqueólogo Jason Monaghan, líder das escavações, a construção foi levantada no final do século 4 d.C., com o enfraquecimento do poder dos romanos na Grã-Bretanha. 

Pesquisador escava bunker / Crédito: Divulgação/Facebook/Dig Alderney

 

Em um artigo publicado no periódico Current Archaeology em 2011, o estudioso aponta que a arquitetura da construção foi feita para a defesa das pessoas que estavam dentro do forte, tendo ameias, parapeitos que possibilitaram a defesa e lançamentos de projéteis e flechas. 

Depois dos romanos, o local foi usado em outros períodos, que foram identificados pelos pesquisadores nessa nova investigação que revelou o uso do forte pelos nazistas entre junho de 1940 e maio de 1945.

Forte romano transformado em bunker nazista / Crédito: Divulgação/Facebook/Dig Alderney

 

“Exploramos uma série complexa de estruturas pós-romanas. Atrás de Andy [um dos especialistas] está a ‘rampa de armas’, que tem pelo menos 3, talvez 4 fases de desenvolvimento e remonta a antes do século 18”, explicaram os especialistas em uma das publicações feitas no Facebook, anunciando as descobertas.

Monaghan completou ao portal local Bailiwick Express : "Danos às paredes do forte romano foram reparados no final da Idade Média e novos edifícios foram construídos no período Tudor, quando era a casa do governador de Alderney. Outros edifícios foram inseridos no século 18”. 

Esconderijo dos soldados de Hitler / Crédito: Divulgação/Facebook/Dig Alderney

 

Segundo os especialistas, o local foi transformado em bunker por soldados nazistas da organização paramilitar Schutzstaffel, conhecida como SS, na ocupação considerada a única bem-sucedida do território britânico pela Alemanha durante o conflito mundial. 

História Segunda Guerra bunker Hitler notícia nazista Canal da Mancha Alderney

Leia também

Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada


Javier Milei, presidente da Argentina, clonou seus cachorros? Entenda!