Fotografia do Papa Francisco - Wikimedia Commons
Mundo

Em mensagem, Papa Francisco diz sonhar com uma Europa 'saudavelmente laica'

O Pontífice afirmou esperar por um continente europeu em que "Deus e César sejam diferentes, mas não sobrepostos"

Ingredi Brunato Publicado em 27/10/2020, às 15h29

Nessa terça-feira, o Papa Francisco enviou comunicados a diversos órgãos europeus em celebração aos 40 anos da Comissão dos Episcopados da União Europeia, os 50 anos das relações diplomáticas entre a Santa Sé e a União Europeia e o 50º aniversário da presença do Vaticano como um Observador Permanente no Conselho Europeu. 

O Pontífice abordou a relação que ele gostaria de ver entre a laicidade e a religião em um dos trechos: “Eu sonho com uma Europa saudavelmente laica, em que Deus e César sejam diferentes, mas não sobrepostos. Uma terra aberta à transcendência, na qual o crente é livre para professar publicamente a sua fé e de propor o próprio ponto de vista na sociedade.”

Francisco também criticou o “laicismo que fecha portas para os outros”, assim como culturas e sistemas políticos que porventura tivessem esse tipo de atitude em relação a pessoas de fé, e defendeu que o respeito ao que chamou de “transcendência”, era também o respeito ao ser humano. 

Na mensagem, o Papa ainda fez novos comentários sobre a pandemia do coronavírus, chamando-a de “divisor de águas” e incentivando a solidariedade. 

"Ela [a pandemia] foi um divisor de águas que nos obriga a fazer uma escolha: ou se procede no caminho adotado na última década, animado pela tentação da autonomia, andando em direção a crescentes incompreensões, contraposições e conflitos; ou se redescobre aquele caminho da fraternidade, que sem dúvida inspirou e animou os pais fundadores da Europa moderna", concluiu ele.

notícias pandemia Papa Francisco União Europeia Solidariedade Europa saudavelmente laica lacismo

Leia também

A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada