Olavo de Carvalho em vídeo de 2013 - Wikimedia Commons
Coronavírus

Em transmissão, Olavo de Carvalho afirma que ninguém morreu por coronavírus

Associando o vírus a uma inconsistente teoria da conspiração, o guru do governo Bolsonaro disse que essa está sendo "a mais vasta manipulação de opinião pública que já aconteceu na história humana"

Isabela Barreiros Publicado em 23/03/2020, às 15h10

"Você não tem um único caso confirmado de morte por coronavírus", afirmou o escritor Olavo de Carvalho em uma transmissão ao vivo feita ontem, 22, na plataforma do Youtube para o canal Brasil Sem Medo. A informação falsa foi divulgada juntamente com outros dados inconsistentes.

No Brasil, até o momento, são 25 mortes e 1.546 casos confirmados de coronavírus, de acordo com relatório atualizado do Ministério da Saúde. No mundo, mais de 294 mil pessoas foram infectadas e há um número superior a 12.784 de mortes, segundo Organização Mundial da Saúde (OMS).

O guru bolsonarista mentiu novamente durante a live ao associar a pandemia atual a uma espécie de teoria da conspiração infundada. Ele declarou que acreditava que essa está sendo "a mais vasta manipulação de opinião pública que já aconteceu na história humana" e que o contexto “parece coisa de ficção científica”.

“A experiência de 72 anos de vida me mostra que em geral a verdade é inverossível. O que as pessoas esperam que aconteça não acontece e o que acontece é o que elas não esperavam, então elas não acreditam que está acontecendo”, afirmou ainda o astrólogo.

De acordo com Carvalho, "para confirmar [o vírus], você precisa fazer o exame de cada órgão do falecido, e onde que fizeram isso? Nunca fizeram nenhum”. A afirmação pode ser contestada pelas definições operacionais publicadas no próprio site do Ministério da Saúde, que informa que "o diagnóstico é feito com a coleta de materiais respiratórios (aspiração de vias aéreas ou indução de escarro)".

Além disso, a pasta também comunica que “é necessária a coleta de duas amostras na suspeita. Para confirmar a doença é necessário realizar exames de biologia molecular que detecte o RNA viral. O diagnóstico do coronavírus é feito com a coleta de amostra, que está indicada sempre que ocorrer a identificação de caso suspeito”.

História notícia Bolsonaro olavo de carvalho coronavírus

Leia também

Cidades italianas lutam para acabar com cidadania honorária de Mussolini


Mona Lisa deverá ter espaço 'exclusivo' no Louvre, em Paris


Aranhas em Marte: Entenda o fenômeno registrado no Planeta Vermelho


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Garrafas de vidro são encontradas enterradas em mansão de George Washington


Mãe e filha que vivem há 3 meses em lanchonete chamam atenção de moradores do Leblon