Filme "Till" conta história de garoto negro assassinado em 1955 - Reprodução/MGM STUDIOS
Emmet Till

Emmet Till: Garoto negro linchado em 1955 terá história contada em filme

Filme contará história de Emmet Till, garoto de 14 anos assassinado após falsa denúncia de assédio

Luisa Alves, sob supervisão de Fabio Previdelli Publicado em 25/07/2022, às 16h52

Emmett Till, garoto negro de 14 anos, foi espancado e linchado por homens brancos em 1955, no Mississippi, após ter sido acusado falsamente de assédio.

O garoto, que era de Chicago, visitava parentes no Mississippi, quando foi acusado falsamente de ter assobiado e tentado agarrar pelas mãos e cintura uma mulher branca, Carolyn Bryant Donham,21, em uma mercearia.

Após a denúncia da mulher, Emmett Till foi sequestrado da casa de um parente, espancado, mutilado e depois baleado. O marido Roy Bryant e o meio-irmão da mulher,  JW Milam, confessaram terem matado o garoto.

Filme "Till" conta história de garoto negro assassinado em 1955/Reprodução/Youtube/MGM

 

Como relatado pela revista People, os assassinos foram levados à julgamento, mas foram absolvidos após uma hora de deliberações, em setembro do mesmo ano, por um júri composto somente por pessoas brancas. 

Carolyn Bryant Donham, confessou em 2007, para o livro "The Blood of Emmett Till" (O sangue de Emmett Till, em tradução livre), que o garoto nunca a assediou verbal ou fisicamente.

"Da conta de todos nós"

O assassinato de Emmett Till, tornou-se importante para o desenvolvimento do movimento pelos os direitos civis, a partir dali. Mamie Till-Mobley, mãe do garoto, insistiu em um funeral com o caixão aberto: "eu queria que o mundo visse o que eles fizeram com meu filho", disse.

Filme "Till" conta história de garoto negro assassinado em 1955/Reprodução/MGM STUDIOS

 

Como informa o Entertainment Weekly, Chinonye Chukwu, diretora do longa "Till", que contará a história do garoto, disse em coletiva de imprensa, que a intensão é retratar a relação do garoto com sua mãe, além de focar na vida do garoto, antes do que aconteceria com ele. "Que nós vejamos, sintamos e ouçamos [Emmett] ser um menino antes do que inevitavelmente aconteceria com ele", disse.

Além disso, explicou que tomou cuidado para não "traumatizar novamente o público ou a mim mesmo". Mamie, é interpretada por Danielle Deadwyler e no trailer, declara à uma multidão a importância do caso para os movimentos pelos direitos civis.

O linchamento do meu filho me mostrou que o que acontece com qualquer um de nós em qualquer lugar do mundo é melhor que seja da conta de todos nós", diz.

O garoto Emmett Till, é interpretado pelo ator Jalyn Hall. O longa busca retratar a luta incansável de Mamie na justiça, após o assassinato de seu filho. 


++O site Aventuras na História está no Helo! Não fique de fora e siga agora mesmo para acessar os principais assuntos do momento e reportagens especiais. Clique aqui para seguir.

racismo assassinato direitos civis assédio Justiça emmett till assobio

Leia também

Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Afinal, quantas pirâmides egípcias ainda existem?


Santo Graal do Lego: Menino encontra polvo perdido no mar há quase 30 anos


Mãe e filha que vivem há 3 meses em lanchonete chamam atenção de moradores do Leblon


Casal é condenado a 20 anos por morte de filha que 'derreteu' no sofá


Garrafas de vidro são encontradas enterradas em mansão de George Washington