Imagem meramente ilustrativa de Spike Lee no Oscar de 2019 - Getty Images
Estados Unidos

“Entrará para história como Hitler”, diz Spike Lee sobre Trump

O cineasta comparou o ex-presidente dos Estados Unidos com o representante do nazismo alemão, em seu discurso no New York Film Critics Circle

Larissa Lopes, com supervisão de Alana Sousa Publicado em 26/01/2021, às 17h00 - Atualizado às 19h30

No último domingo, 24, aconteceu a cerimônia da Associação de Críticos de Nova Iorque (NYFCC, na sigla em inglês), em que o diretor Spike Lee foi premiado pelo curta-metragem “New York New York”. Segundo ele, o curta foi uma homenagem a Nova York, uma das cidades mais afetadas pelo coronavírus, numa espécie de ‘carta de amor’.

Em seu discurso de agradecimento, Lee disse: “É um dia triste para os Estados Unidos. Estamos numa encruzilhada agora, e todos, por favor, estejam seguros. Isso não é um jogo [...] Este presidente, Agente Laranja, entrará para a história com gente como Hitler”.

O cineasta gravou em vídeo o discurso para a premiação no dia 6 de janeiro, data em que a multidão de apoiadores do ex-presidente Donald Trump invadiu o Capitólio. A invasão aconteceu durante a sessão que contava os votos do Colégio Eleitoral e dava vitória a Joe Biden.

Spike Lee ainda afirmou que os apoiadores de Trump ficarão marcados como aqueles “do lado errado da história”. Depois, agradeceu o apoio do público em sua carreira e mandou uma mensagem ao povo norte-americano. “Todos nós, como verdadeiros norte-americanos, precisamos pensar sobre o que é importante”, concluiu.

Sobre Donald Trump

Donald Trump nasceu e cresceu no Queens, entre seus quatro irmãos. Seu pai, Fred, é descendente de imigrantes alemães, enquanto sua mãe, Mary Anne, migrou da Escócia em 1930. Na faculdade, recebeu o diploma de bacharelado em economia, pela Wharton University of Pennsylvania, em 1968.

Aos 25 anos, recebeu a empresa de imóveis e construção de seu pai. À frente da Trump Organization, Donald recebeu o título de magnata. Em 2015, anunciou sua nomeação para a presidência dos EUA pelo Partido Republicano.

Durante sua campanha, Trump usou de discursos de cunho populista e anti-imigração, sempre lembrando seu lema: “Make America great again”. Em 2016, o republicano derrotou a democrata HillaryClinton e se tornou o 45º Presidente dos Estados Unidos. Aos 70 anos, ele foi a pessoa mais velha a assumir o cargo.

História Hitler Cinema Política Spike Lee discurso Trump

Leia também

A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada