Fotografia de múmia de gelo encontrada - Divulgação/ Governo de Yukon
Arqueologia

Era do Gelo: filhote de lobo mais preservado é revelado pelo permafrost canadense

A fêmea estava em quase perfeito estado de conservação, fazendo com que até seu focinho fosse identificável

Ingredi Brunato Publicado em 22/12/2020, às 14h30

O Governo de Yukon, um território canadense, revelou recentemente a descoberta de um fóssil de filhote fêmea de lobo cinzento datado de 57 mil anos atrás, tendo vivido portanto durante a Era do Gelo. Não viveu muito, todavia, morrendo com apenas sete semanas de idade. 

A múmia de gelo foi encontrada em 2016 por um mineiro escavando o solo permafrost da região, e passou por diversas análises desde então, impressionando arqueólogos locais por seu nível de preservação. 

Fóssil logo após ser encontrado / Crédito: Divulgação/ Governo de Yukon 

 

“Todo o seu tecido mole, os pelos, a pele, até o pequeno nariz ainda está lá. Ela está simplesmente intacta, e isso é realmente raro”, comentou a professora Julie Meachen, que está liderando o estudo, segundo divulgado pelo LiveScience

O espécime se destaca ainda por ter sido encontrado na América do Norte, enquanto a maioria dos lobos cinzentos do período são achados em regiões como a Sibéria, na Rússia

Os pesquisadores ainda descobriram que o filhote teve uma dieta principalmente composta de animais aquáticos, o que também é encontrado nos lobos da atualidade, que podem mudar sua alimentação para se adaptar à estação.

Sobre arqueologia

Descobertas arqueológicas milenares sempre impressionam, pois, além de revelar objetos inestimáveis, elas também, de certa forma, nos ensinam sobre como tal sociedade estudada se desenvolveu e se consolidou ao longo da história. 

Sem dúvida nenhuma, uma das que mais chamam a atenção ainda hoje é a dos egípcios antigos. Permeados por crendices em supostas maldições e pela completa admiração em grandes figuras como Cleópatra e Tutancâmon, o Egito gera curiosidade por ser berço de uma das civilizações que foram uma das bases da história humana e, principalmente, pelos diversos achados de pesquisadores e arqueólogos nas últimas décadas.

notícias arqueologia Canadá fóssil filhote lobo cinzento incrivelmente preservado múmia de gelo intacto

Leia também

Ian Gelder, ator de Game of Thrones, morre aos 74 anos


Referência ‘escondida’ de série lançada há 20 anos é encontrada em ‘Bebê Rena’


Importantes itens da Idade do Bronze são roubados de museu inglês


Príncipe Harry e rei Charles não se encontrarão em Londres


Mãe de Isabella reage à liberdade de Alexandre Nardoni: ‘Lamentável’


Equipes de buscas encontram corpo de última vítima de desabamento de ponte nos EUA