Habitantes observam explosão do Cumbre Vieja - Getty Images
Mundo

Erupção do Cumbre Vieja não está próxima de acabar, afirma presidente

Angel Víctor Torres explicou a previsão sobre o fenômeno em uma convenção partidária na Espanha

Wallacy Ferrari, sob supervisão de Penélope Coelho Publicado em 18/10/2021, às 09h06

O presidente das Ilhas Canárias, Angel Víctor Torres, comentou o status ambiental que recebeu e cientistas sobre o avanço da lava proveniente do vulcão Cumbre Vieja, que acomete a comunidade autônoma de La Palma há mais de um mês. De acordo com o político, não há previsão de um fim imediato do fenômeno, responsável por destruir casas e outros edifícios locais.

Angel explicou a situação durante uma conferência promovida pelo Partido Socialista, realizada em Valência e contando com avaliações de pesquisadores como referências na citação dos dados: "Não há sinais de que o fim da erupção seja iminente", disse o líder do executivo na região.

De acordo com a agência Reuters, a ilha ainda sofre com os abalos mesmo após semanas da explosão vulcânica; somente no último domingo, 17, a ilha registrou 42 movimentos sísmicos, com o maior deles alcançando 4,3 de magnitude, como notificou o Instituto Geográfico Nacional Espanhol.

Entenda o Cumbre Vieja

O vulcão localizado em La Palma, uma das ilhas que compõe o complexo de Canárias, foi capaz de expelir rios de lava, capazes de destruir 742 hectares de terra e quase 2 mil prêmios, comerciais e residenciais, apenas no primeiro mês de avanço.

Apesar de acometer os serviços e comunidades locais, aproximadamente 7 mil pessoas tiveram de evacuar a região e abandonar suas casas na ilha, que abriga 83 mil habitantes no total da população. A presença massiva de lava chegou a alcançar o mar do arquipélago no noroeste da África.

Espanha Erupção vulcão ilha lava evacuação La Palma Canárias

Leia também

A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada