Professora fez gesto nazista - Divulgação / Redes Sociais
Nazismo

Escola do Paraná decide demitir professora que fez gesto nazista

Profissional fez gesto nazista durante aula em colégio particular de Ponta Grossa, no Paraná

Redação Publicado em 11/10/2022, às 07h29

Depois que um vídeo em que uma professsora de ensino médio aparece em sala de aula realizando um gesto aparentemente nazista se tornou de conhecimento nacional, a instituição de ensino decidiu demitir a profissional. O vídeo em questão foi gravado em um colégio católico de Ponta Grossa, no estado do Paraná.

É possível ver nas imagens que, pouco antes de erguer o braço em direção ao horizonte, a mulher presta continência. Ao fundo, é possível ouvir um hino, que até o momento não foi identificado, além de que educadora usa uma bandeira do Brasil presa ao corpo.

Conforme informaram docentes da mesma escola, o ato se deu no último dia 7, durante uma aula de redação ministrada por Josete Biral, como foi identificada a profissional.

Direção repudiou ato

De acordo com informações da Folha, a direção do colégio repudiou o ato. A diretora do colégio, irmã Edites Bet, classificou o ato como imprudência, descuido e um grande erro da professora, e declarou que a profissional seria demitida.

Procurado pela Folha, o advogado de Biral, Alexandre Jorge, encaminhou mensagem negando que sua cliente tenha realizado qualquer saudação nazista.

"O posicionamento dela é que não existiu qualquer gesto típico de saudação nazista. Foi no momento de descontração, no encerramento da aula, que se for se considerar gesto típico de alguma natureza seria saudação à bandeira e à pátria", escreveu o profissional, que apontou que qualquer acusação ou imputação contra Josete sobre gesto nazista configura fato criminoso.

Nazismo escola nazista saudação professora demitida gesto

Leia também

Bebê Rena: "verdadeira Martha" diz que vai processar 'todos aqueles que mentiram'


Porta-voz dos EUA diz compreender quem celebra morte do presidente do Irã


Mulher presa por perseguir médico ligou 500 vezes em um único dia para a vítima


Após viral, livro de Machado de Assis dispara na lista de mais vendidos da Amazon


Homem pinta o cabelo com as cores da Ucrânia e acaba multado na Rússia


Escritora atacada por pitbulls compartilha recuperação: 'Muitas dores no braço fantasma'