Ilustração da pré-história - Getty Images
Pré-História

Especialistas acreditam que mulheres também foram caçadoras na pré-história

A suspeita surgiu após o achado de um esqueleto feminino que foi sepultado com equipamentos de caça. Confira!

Redação Publicado em 09/11/2020, às 12h23

Pesquisadores fizeram uma descoberta surpreendente que pode alterar a antiga hipótese de que os grandes caçadores da pré-história foram somente homens.

Isso se deu após a descoberta de um esqueleto de 9 mil anos. Após a análise de DNA, os pesquisadores descobriram que o os restos mortais eram de uma mulher, mais precisamente de uma adolescente que viveu nos Andes.

O curioso é que ela foi enterrada junto com pontas de lança e outros elementos usados no abate de grandes animais, levantando a questão da caça também para mulheres.

Com isso, arqueólogos tomaram a decisão de revisar dados antigos sobre esse assunto e aprofundando-se mais no tema com novas pesquisas, concluíram que a presença de pessoas do sexo feminino que foram sepultadas com itens de caça nas Américas, é relativamente comum.

Segundo a pesquisa publicada na revista científica, Science Advances, dos 27 esqueletos que continham artefatos de caça em suas sepulturas, 11 eram de mulheres.

“Certamente estávamos interessados em aprender mais sobre a organização social desse grupo, mas não esperávamos obter dados sobre a divisão sexual do trabalho – e não imaginávamos que a sepultura de uma caçadora fosse aparecer”, explica o pesquisador do Departamento de Antropologia da Universidade da Califórnia e um dos autores da pesquisa, Randall Haas.

Pré-história esqueleto pesquisa mulher caçadores feminino

Leia também

Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada


Javier Milei, presidente da Argentina, clonou seus cachorros? Entenda!