Imagem ilustrativa de baleias orca - Domínio Público
Animais

Especialistas analisam o comportamento agressivo de orcas que estão atacando barcos

Após alguns incidentes próximos à Espanha, pesquisadores trabalham para entender o motivo dos ataques a fim de evitá-los futuramente

Penélope Coelho Publicado em 14/09/2020, às 17h30

De acordo com um artigo publicado no site Phys, nos últimos dois meses, um grupo de orcas está atacando barcos em costas localizadas entre a Espanha e Portugal. Segundo a publicação, nesses incidentes, vários barcos foram danificados e marinheiros ficaram feridos.

"O barulho era realmente assustador. Elas estavam batendo na quilha, houve um eco horrível, pensei que eles poderiam virar o barco [...] E esse barulho ensurdecedor enquanto elas se comunicavam, assobiando uma para a outra. Era tão alto que tivemos que gritar”, contou a marinheira Victoria Morris, que vivenciou um dos ataques, em entrevista ao jornal The Sun.

Contudo, os pesquisadores procuram agora entender o motivo desse tipo de comportamento violento. De acordo com os especialistas, é incomum que as orcas fiquem tão agressivas no mar.

"Eu vi essas orcas crescerem desde bebês, conheço suas histórias de vida, nunca vi ou ouvi falar de ataques", afirmou o biólogo marinho Rocio Espada, da Universidade de Sevilha, em entrevista ao portal Observer.

De acordo com o especialista, a área onde os ataques aconteceram é conhecida pelo tráfego intenso de barcos, por isso, Espada acredita que os animais estejam passando por um momento de estresse, já que além das navegações em excesso o local também vem sendo constantemente explorado, diminuindo o alimento natural das baleias.

Devido ao comportamento agressivo das orcas, as autoridades espanholas estão alertando para que o Estreito de Gibraltar — local dos ataques — seja evitado por velejadores.

Espanha ataques pesquisa barcos Comportamento orcas Baleias

Leia também

Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada


Javier Milei, presidente da Argentina, clonou seus cachorros? Entenda!