Espécie de caramujo gigante da África preocupa autoridades da Flórida - Foto de claude alleva no Pixabay
Caramujo

Espécie de caramujo vinda da África se torna ameaça na Flórida

Autoridades da Flórida criam operações para erradicar o caramujo que pode causar doença

Redação Publicado em 27/07/2022, às 14h07

Um molusco originário da África Ocidental está causando dor de cabeça para as autoridades na Flórida. O caramujo-gigante-africano é uma ameaça para os humanos e obrigou a criação de uma operação para erradicá-lo. Cerca de 1.200 animais da espécie foram encontrados na região de New Port Richey. 

O caramujo-gigante-africano é uma praga agrícola que se alimenta de 500 tipos diferentes de plantas, como relatado pela Folha de S.Paulo. Com ajuda de cães rastreadores e do pesticida metaldeído — inofensivo para humanos e animais — estão sendo feitos esforços para a erradicação do molusco.

A espécie foi detectada na cidade de New Port Richey. Desde 23 de junho, os funcionários do Departamento de Agricultura da Flórida, percorrem os jardins da cidade para localizar os caramujos — que se reproduzem em grande velocidade, podendo botar 2.000 ovos por ano. 

Perigo de meningite

O moluco carrega o verme pulmonar do rato consigo, que causa meningite em humanos. Os caramujos chegam aos pulmões desses roedores depois de ingeridos e então o verme se espalha através da tosse dos ratos.

Se ingerido por um humano, o verme vai para o tronco cerebral, causando meningite. O caramujo-gigante-africano já foi erradicado outras duas vezez na Flórida, uma em 1975 e outra no ano passado, processo que demorou 10 anos e exigiu um investimento de US$ 23 milhões.

Como aponta a agência AFP, acredita-se que o animal tenha chegado da África à Flórida, no sudoeste dos Estados Unidos, através de uma pessoa que o trouxe para mantê-lo como animal de estimação. 


O site Aventuras na História está no Helo! Não fique de fora e siga agora mesmo para acessar os principais assuntos do momento e reportagens especiais. Clique aqui para seguir.

Flórida doença África ratos molusco Meningite caramujo-gigante-africano Caramujo

Leia também

Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Ossadas carbonizadas são encontradas em fazenda de possível milícia do RJ


Ucrânia: Zelensky pretende convocar presidiários para guerra contra a Rússia


Eslováquia: Idoso acusado de tentar matar primeiro-ministro tem primeira audiência